Em mercados cada vez mais competitivos, o treinamento e o desenvolvimento de pessoas é uma importante estratégia para todas as empresas que desejam se destacar da concorrência e conquistar diferenciais que agreguem valor para seus clientes e públicos de relacionamento.
Para ações que realmente tragam resultado — tanto para as empresas quanto para as pessoas que fazem parte dela —, é preciso ficar atento ao perfil dos colaboradores, ao segmento de mercado e a cultura organizacional. Dessa forma, é possível propor os treinamentos mais efetivos.
Neste artigo, trazemos para você 3 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas que toda empresa deve implantar para elevar seus resultados. Acompanhe!
1. Treinamento de liderança
A liderança é um dos grandes pilares das empresas e, para que os gestores possam levar seus liderados aos caminhos traçados pela organização, eles devem estar alinhados com os objetivos do negócio e preparados para os desafios diários.
Nesse tipo de treinamento, as ações estão concentradas na capacidade de administrar, gerenciar e conduzir equipes e colaboradores de maneira eficaz e precisa.
O treinamento de liderança se torna mais importante e necessário, visto que, independentemente do segmento da organização, os gestores são os responsáveis também pelo clima organizacional, fator diretamente relacionado à produtividade.
2. Treinamento de comunicação
É por meio da comunicação que as pessoas propõem projetos, defendem ideias, expõem soluções e defendem pontos de vista. Por isso, entre os tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas está o de comunicação, um dos mais importantes dentro de uma empresa, e responsável por elevar o nível do relacionamento interpessoal entre toda a equipe.
O objetivo desse treinamento é favorecer a boa comunicação para que todos consigam executar bem suas tarefas, usando para isso uma linguagem e expressão corporal satisfatória.
Uma boa comunicação na empresa reduz conflitos, ajuda a melhorar processos, ajuda a aumentar a produtividade, melhora a sinergia entre a equipe e, em especial, proporciona uma melhoria na qualidade de vida no trabalho.
3. Treinamento em desenvolvimento de habilidades técnicas
O treinamento e desenvolvimento de pessoas também deve ter foco no desenvolvimento de habilidades e competências técnicas. Com isso, o colaborador terá mais condições de aumentar sua produtividade, contribuindo para elevar os resultados organizacionais.
Esse tipo de treinamento atua desenvolvendo as habilidades já existentes, aperfeiçoando-as, além de ter propor soluções para que o profissional atue na resolutiva de questões no dia a dia do trabalho. Ademais, estimula junto à equipe uma postura de autonomia e proatividade no ambiente organizacional.
O treinamento e desenvolvimento de pessoas deve ser uma prática constante dentro da empresa e, além do benefício imediato de formação e capacitação do colaborador, essa prática traz outros benefícios para a organização, como melhoria do clima organizacional, satisfação dos colaboradores, redução do turnover, aumento da capacidade produtiva e alinhamento dos processos internos.
Isso sem falar que também contribui para a formação de uma marca empregadora, à medida que o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoal demonstra para a sociedade que a empresa acredita e aposta em seus talentos.
Se você gostou deste post sobre 3 tipos de treinamento e desenvolvimento de pessoas que você precisa conhecer, assine nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos como este!
Deixe um comentário