Business partner: qual o papel desse profissional na empresa?

Sua empresa sente dificuldades em alinhar processos, métodos de trabalho ou mesmo consolidar a cultura organizacional? Veja de que forma o Business Partner pode ser útil!

Como surgiu?

David Ulrich, um dos gurus da gestão moderna, publicou em 1996 o livro Human Resource Champions. Na obra, surge pela primeira vez o termo Business Partner.

Quais suas atribuições?

Basicamente, ele atua como um “meio de campo” nas empresas. Também cabe ao BP garantir que os objetivos de negócios sejam atingidos, orientando colaboradores no sentido de cumprir metas.

Qual a sua qualificação?

Trata-se de um profissional de perfil generalista, portanto, pode ter formação em Administração, Contabilidade e até Engenharia, áreas tradicionalmente ligadas à Gestão.

Que habilidades deve ter?

O BP precisa ter, antes de tudo, capacidade de negociar. Deve ser articulado o bastante para fazer valer os interesses do comando de uma empresa. Também precisa saber trabalhar com números.

Quais seus desafios?

Pode-se dizer que o Business Partner é a pessoa que “desemperra” as engrenagens de uma empresa. Assim, seu maior desafio é fazer com que as pessoas se comprometam mais.

Por que contratar?

Empresas com processos muito marcados tendem a formalizar demais seus métodos de trabalho. Com o tempo, a tendência é que se perca a capacidade de inovar e de se adaptar a um mercado em constante movimento.

Gostou do que leu? Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo e divida seu conhecimento!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *