Entre os diversos fatores que influenciam no sucesso de um negócio, o clima organizacional é um dos mais importantes. O conceito diz respeito à qualidade do ambiente de trabalho, aspecto determinante para o grau de satisfação dos funcionários. Quando a empresa oferece boas condições para os colaboradores atuarem, o relacionamento com colegas e clientes melhora, assim como a entrega de resultados.
Com tantas vantagens, não é exagero dizer que o clima organizacional é peça fundamental para uma empresa se manter competitiva. Pensando nisso, montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, desde seus efeitos nas equipes até as melhores práticas para construir um bom ambiente. Tem interesse? Confira a seguir!
Quais são os efeitos do clima organizacional no capital humano?
Um bom clima organizacional melhora a percepção dos funcionários sobre o local onde trabalham. Essa é uma enorme vantagem na construção da employer branding, ou seja, a imagem da empresa no mercado enquanto empregadora. Com isso, fica mais fácil atrair os melhores talentos e montar times realmente fortes.
Ao identificar as necessidades dos colaboradores e fazer o possível para atendê-las, a organização passa a eles a mensagem de que os enxerga como seres humanos, não apenas números. Dessa forma, o engajamento e a lealdade aumentam, o que contribui para a retenção de talentos e a redução do turnover.
Mais motivados, os funcionários passam a se relacionar melhor entre si e colocam o máximo de empenho em suas atividades. Isso torna os processos mais fluidos, simplifica a tomada de decisões e aumenta a produtividade, gerando ótimos resultados para a organização.
Como é feito o monitoramento do clima organizacional?
Pesquisa de Clima
A principal forma de monitorar o clima organizacional é por meio de uma pesquisa estruturada. Normalmente, ela acontece em quatro fases:
- Entrevistas qualitativas — são conversas sigilosas e conduzidas por profissionais especializados no assunto, que não estão diretamente ligados à organização. Isso assegura a sinceridade nas respostas, pois não há medo de represálias dos superiores;
- Tabulação dos dados — as informações colhidas nas entrevistas são reunidas e analisadas, para que possam ser utilizadas nas fases seguintes;
- Questionário quantitativo — os funcionários respondem questionários mais generalistas, com testes de múltipla escolha sobre a estrutura, relacionamentos e cultura da empresa. Os dados coletados são organizados em gráficos e avaliados;
- Plano de ação — os resultados das fases qualitativa e quantitativa são cruzados e analisados pelo RH e pelas lideranças. Com isso, é possível identificar problemas e oportunidades de melhorias para a empresa, e traçar um plano de ação para colocar as soluções em prática.
Indicadores de desempenho
Outra boa maneira de monitorar o clima organizacional é analisando os indicadores de desempenho das equipes. Afinal, a qualidade dos resultados é um dos principais termômetros de como anda o ambiente de trabalho. Por isso, avalie sempre aspectos como a taxa de rotatividade dos colaboradores, o absenteísmo (número faltas e suas razões) e os resultados entregues por cada equipe.
Vale frisar que essa medida não substitui a Pesquisa de Clima Organizacional, e sim serve como um complemento para ela.
Quais são os fatores que influenciam no clima organizacional?
Cultura organizacional
A cultura organizacional é o DNA da empresa, ou seja, sua missão, seus valores e a forma como conduz seus processos. É um fator muito importante para os colaboradores se sentirem em casa e criarem identificação com a companhia. Sem isso, a equipe fica perdida, sem saber pelo que está trabalhando.
Ainda pior que não ter uma cultura definida é não seguir os valores que defende. Muitas organizações divulgam práticas e propósitos realmente atrativos, mas, no dia a dia, têm atitudes opostas a essa filosofia. Isso faz com que a equipe perca confiança na organização, se sinta enganada e cada vez mais desmotivada.
Qualidade da estrutura física
Cuidar do ambiente físico da empresa é essencial para cultivar um bom clima organizacional. Onde você se sentiria melhor: em um ambiente cinza, sujo e pouco iluminado? Ou em um local arejado, bem decorado e limpo? Com certeza, 100% dos profissionais escolheriam a segunda opção.
Por isso, invista em móveis de qualidade, cadeiras confortáveis, uma boa limpeza e equipamentos modernos, que estejam em pleno funcionamento. Oferecer boas condições para que o time desempenhe suas tarefas com qualidade é a chave para melhorar o ambiente de trabalho. E a preocupação com o bem-estar de todos é parte fundamental disso.
Preparo dos gestores
Bons líderes devem ter maturidade para tomar decisões, saber lidar com obstáculos, e preparo para conduzir o negócio de maneira efetiva. Isso garante que todos tenham confiança no gestor e tranquilidade para desempenhar suas atividades. Do contrário, os funcionários ficam inseguros e a qualidade das entregas começa a cair.
Para garantir que os gestores estejam preparados, é preciso investir em treinamento. Ofereça cursos de atualização para os profissionais mais experientes e desenvolva as habilidades dos gestores mais jovens. Dessa forma, a empresa orienta o comportamento e o conhecimento dos seus líderes, para que eles atuem da melhor forma possível.
Comunicação eficiente
Ter uma estrutura de comunicação sólida é primordial para um bom clima organizacional. Todas as movimentações e decisões mais importantes da empresa devem ser comunicadas por meio de canais efetivos, como intranet, e-mail, TV corporativa e reuniões com as lideranças, entre outras opções. Isso evita ruídos, fofocas e deixa todos bem informados sobre o que acontece na companhia.
Outro aspecto importante nesse sentido são os feedbacks. Eles precisam ser transparentes e periódicos, para que todos os funcionários tenham pleno conhecimento de suas metas e do que devem fazer para atingi-las.
Tratamento dos colaboradores
Nenhuma das medidas citadas até aqui terão resultado se os colaboradores não forem tratados com respeito. Preconceito, assédio moral, metas inatingíveis e cargas de trabalho desumanas são os maiores atalhos para causar danos permanentes ao clima organizacional de qualquer empresa.
A liderança autoritária está, cada vez mais, caindo em desuso. O bom gestor sabe ouvir, inspirar e estimular a colaboração entre os funcionários. Além disso, deve reconhecer o trabalho da equipe, premiando e elogiando os bons resultados sempre que possível.
Chegamos ao fim do nosso guia sobre clima organizacional! Agora que você já conhece o conceito e suas vantagens, que tal colocar o que aprendeu em prática na sua empresa? Temos certeza de que você terá resultados incríveis em bem pouco tempo!
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