Controlar a documentação da empresa, dar entrada em notas fiscais, realizar o controle de frete e receber notas de serviços…como centralizar informações desse tipo sem se perder? É nesse ponto que um Enterprise Resource Planning, mais conhecido como ERP, representa a solução mais direta, já que é uma espécie de “sistema dos sistemas”.
Você já deve ter lido ou ouvido algo a respeito, muito provavelmente destacando a agilidade e economia de tempo proporcionada pela integração de setores. Mas um ERP gera outros ganhos, alguns dos quais a gente quer destacar para você neste artigo. Acompanhe!
Como ter dados centralizados torna o processo de tomada de decisões mais eficiente?
Não há negócio que se desenvolva e aumente seus lucros sem processos bem definidos e uma infraestrutura que dê conta do compliance, ou seja, do cumprimento das normas. Quando se trata da emissão e controle de notas fiscais eletrônicas, essas normas só podem ser cumpridas quando a empresa conta com os recursos adequados.
Por analogia, seria como tentar construir novos cômodos em uma casa que está com problemas de infiltração e rachaduras em suas colunas e paredes.
Dessa forma, não há como tomar decisões sobre negócios quando não há os pressupostos básicos para isso. Significa que, antes de projetar melhorias, é preciso ter a casa em ordem e isso começa com a centralização dos processos e do fluxo de dados.
Como centralizar informações na empresa?
Nos negócios, a organização da casa deve tomar como ponto de partida a estruturação dos processos fiscais e tributários. Afinal, toda empresa está sujeita à imensa burocracia e complexidade do fisco brasileiro com todas as suas regras de escrituração.
Para isso, é indispensável saber como centralizar informações relativas às notas fiscais emitidas pela empresa e contra o seu CNPJ. Isso porque, além de comprovarem que a empresa está em dia com suas obrigações, as notas servem como atestado de origem sobre as vendas.
Assim sendo, o ERP é a ferramenta ideal para o controle e centralização de dados. Por ele, é possível extrair e armazenar os arquivos XML diretamente nos servidores da empresa. Dessa forma, você garante o compliance fiscal, evitando erros na escrituração e, de quebra, forma uma reserva de dados que podem ser usados estrategicamente.
Vantagens de um bom software de ERP
No setor de serviços, varejo e indústria, é normal dentro das empresas setores interdependentes em seus fluxos de atividades. Um bom exemplo disso é o estoque, que precisa de informações do setor de compras e de vendas para controle de inventário.
Com um ERP, esse controle pode ser feito por uma ferramenta de controle unificada, na qual esses setores enviam e recebem dados em um único painel de controle. Isso facilita o processo decisório, uma vez que apenas um ambiente eletrônico será suficiente para extrair a informação e orientar sobre o que fazer.
Decidindo com mais segurança e a partir de uma fonte segura e confiável, sua empresa sai na frente da concorrência, ganhando inteligência de negócios. Afinal, nada pior do que decidir com base no improviso ou confiando só no instinto, concorda?
Ficou claro para você agora como centralizar informações e de que forma isso representa um tremendo diferencial para seu negócio? Informação é poder, e é isso que um ERP bem estruturado vai te dar!
Caso tenha alguma observação ou dado a acrescentar, use o espaço para comentários, ele é todo seu. Até a próxima!
Deixe um comentário