Como o setor de RH é estratégico para empresa e suas atividades afetam diretamente a todos, precisamos ficar atentos às tendências. Ao adotarmos as melhores práticas, como é o caso do design thinking, agregamos o máximo de valor para organização e seus colaboradores.
Manter-se atualizado sobre as principais ferramentas também é uma forma de lidar com desafios e mudanças recentes. Com a transformação digital, a gestão é exigida por adaptação e respostas ágeis diante dos problemas, e os profissionais devem se ajustar a essa realidade.
Neste conteúdo, abordamos as características do design thinking e como aplicá-lo ao RH. Ao longo do texto, você encontrará diversas informações para desenvolver uma gestão compatível com as exigências de hoje. Por isso, não deixe de conferir!
O que é design thinking?
Trata-se de uma metodologia de análise e resolução de problemas baseada nos princípios de desenvolvimento utilizados por designs. Com ela, o gestor adquire um processo ágil para ir, desde o entendimento da questão e brainstorming, até a efetiva implementação das soluções encontradas. As etapas serão mencionadas a seguir, confira!
Imersão
Reunião e estudo das informações relativas ao problema. Por exemplo, se a empresa teve um aumento no turnover, o gestor levantará os dados internos e a literatura existente sobre esse indicador para compreender a questão e suas circunstâncias.
Ideação
Levantamento e discussão das possíveis soluções para o problema. Normalmente, utiliza-se ferramentas auxiliares como divisão de grupos de trabalho e brainstorming, e o objetivo é chegar a propostas viáveis.
Prototipação
Criação de uma solução simplificada, ou seja, com seus elementos essenciais. Embora o protótipo seja um conceito geralmente ligado à criação de produtos ou softwares, nesse caso, podemos pensá-lo de maneira mais ampla para estender seu uso para planos de ação, processos, programas de treinamento etc.
Desenvolvimento
Execução e monitoramento do protótipo, buscando pontos de melhoria e complementações, para verificar se, na prática, a proposta funciona e evoluir o modelo simples até a versão final. Os feedbacks das partes envolvidas no projeto— líderes, colaboradores e destinatários— são particularmente úteis nessa etapa.
Quais são os benefícios do design thinking?
A ferramenta gera efeitos positivos dos mais variados, como maior empatia da gestão, melhoria da qualidade dos produtos e serviços e otimização de processos. Vejamos caso a caso.
Empatia da gestão
Quando se busca melhorar a satisfação, imersão e ideação são etapas em que os profissionais de RH entrarão em contato com as necessidades dos colaboradores, coletando o máximo de informações a respeito e pensando melhorias. Além disso, durante todas as etapas, o foco é, em vez de produzir soluções baseadas em ideias abstratas, manter o contato com os destinatários e evoluir por feedbacks.
Qualidade de produtos e serviços
A design thinking também será importante para as equipes geraram mais valor para os clientes. Isso porque, a ferramenta trabalha o aprimoramento contínuo dos produtos e serviços, aprendendo com os erros e padronizando acertos. A cada novo protótipo, quer o projeto siga em frente, quer seja descontinuado, os colaboradores aprendem e podem tomar decisões mais eficazes no futuro.
Otimização dos processos
Há, ainda, o benefício de otimizar os processos em diferentes níveis. Em primeiro lugar, existe a aplicação da ferramenta para reduzir burocracia e evitar desperdícios; em segundo, a substituição de processos de decisão mais demorados e custosos pelo design thinking e, em terceiro, a possibilidade de testar a viabilidade do protótipo, evitando investimentos em soluções que não darão frutos.
Perceba que imersão, ideação, prototipagem e desenvolvimento formam um método bastante flexível. Na gestão de RH, os profissionais podem aplicar para elaborar programas de treinamento, estruturar processos, melhorar indicadores, entre outras atividades. Basta partir de um problema central e seguir os passos para raciocinar de maneira ágil e organizada.
Sendo assim, a design thinking é uma das diversas estratégias para otimizar os resultados da área, convivendo com softwares de gestão, gestão de competências e afins. Logo, se você enfrenta dificuldades no setor ou quer melhorar o desempenho atual, experimente utilizá-la na sua empresa.
Se quiser dar o primeiro passo, uma boa sugestão é começar pela melhoria do clima organizacional. Então, acesse nosso conteúdo específico sobre o tema e complemente a sua leitura!
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