Realizar uma gestão de RH estratégica é fundamental para concretizar as metas organizacionais. Afinal de contas, os planos dependem de colaboradores competentes, motivados e engajados para torná-los realidade.
Não à toa, o departamento pessoal deve ir além do cumprimento de burocracias, como folha de pagamentos, registros e rescisões contratuais. As diversas ferramentas da gestão de RH contribuem para a construção de vantagens competitivas e crescimento do negócio.
Então, que tal conhecer as principais informações sobre o tema? Prossiga com a leitura para entender como criar uma gestão de RH estratégica na sua empresa!
O que é um RH estratégico?
Toda estratégia organizacional apresenta pressupostos críticos de sucesso, ou seja, elementos internos e externos que necessariamente devem se concretizar para que o plano seja bem-sucedido. Algumas delas dizem respeito aos colaboradores da organização, como: custos, competências, produtividade, motivação, cumprimento de metas e qualidade no atendimento.
Por isso, o departamento pessoal ligado à questões burocráticas perdeu espaço para gestão de RH estratégica. O setor tornou-se um braço na execução das metas organizacionais e busca por vantagens competitivas. Atualmente, ele participa do planejamento, execução, monitoramento e ajuste das atividades da empresa como um todo.
Qual é a importância de tornar seu RH mais estratégico?
Ao integrar o setor aos planos, a empresa construirá um cenário mais favorável para que as diretrizes sejam cumpridas e as metas organizacionais alcançadas, uma vez que elas dependem de pessoas. Isso ocorre com mudanças em pontos essenciais:
- entendimento de quais são as competências necessárias e de como buscá-las no mercado ou desenvolvê-las internamente;
- conscientização da liderança da empresa sobre a importância e os benefícios da tecnologia para otimizar custos e desempenho;
- disponibilidade de ferramentas para fortalecer a cultura organizacional;
- aprimoramento dos sistemas de incentivos, como premiações, planos de carreira e políticas salariais;
- trabalho voltado para tornar a empresa mais competitiva em termos de atração de talentos;
- capacidade para desenvolver líderes e pessoas em posições-chave;
- gestão de desempenho e de metas.
Por isso, o RH estratégico é uma tendência. Objetivo é desenvolver o trabalho com os colaboradores alinhado aos planos organizacionais, auxiliando diretamente a gestão empresarial.
Quais são os processos do RH estratégico?
Para ser mais estratégico, é necessário implementar os processos característicos desse modelo, bem como usar a tecnologia na gestão de RH para liberar tempo, recursos e esforços para ser competente nas novas atividades. Veja os principais processos.
Mapeamento de competências
Detalhar quais são as competências exigidas pela estratégia de negócios e quais já são percebidas nas equipes.
Recrutamento e treinamento de pessoas
Tomar providências para reduzir o gap. A primeira delas é buscar talentos no mercado, e a segunda criar programas de treinamento para aprimorar os colaboradores da empresa.
Planejamento e arquitetura de cargos
Estabelecer quais são os cargos da empresa e determinar as atribuições. Igualmente, pensar os critérios para promoção, políticas salariais e planos de carreira de acordo com a estratégia da empresa.
Melhoria do ambiente de trabalho
Cuidar da experiência do colaborador e da convivência no trabalho, inclusive, com a mediação das demandas dos profissionais junto à empresa. Pesquisas de clima, gestão de conflitos, fortalecimento da cultura organizacional e sistemas de incentivos são alguns dos processos nesse sentido.
Avaliação do desempenho
Verificar a contribuição de cada colaborador para o sucesso das metas organizacionais por meio de avaliações de desempenho e conceder feedbacks sobre possíveis melhorias.
Quais são os principais desafios na gestão estratégica de RH?
O principal desafio é suprir a empresa com as competências necessárias para o desenvolvimento da sua estratégia, especialmente em relação à atração e retenção de talentos e atualização constante dos profissionais.
Mais recentemente, é possível acrescentar também a promoção da diversidade e inserção dos millennials como desafios postos. Trata-se de harmonizar a atuação de pessoas de diferentes gerações, valores, objetivos e motivações.
Sendo assim, a gestão de RH estratégica é um investimento importante para promover as mudanças necessárias e lidar com questões próprias do mundo de hoje. A sua diversidade de processos coopera para a manutenção e criação de um ambiente produtivo e saudável para os colaboradores, ainda mais com um software para auxiliar em toda a gestão.
Se quer entender melhor sobre o assunto leia o conteúdo 4 dicas para escolher um software de gestão de RH e tenha a tecnologia como aliada nesse processo de mudança!
Deixe um comentário