Um controle fiscal organizado depende não só da presença do contador, mas das ferramentas certas. Nesse aspecto, um sistema ERP é vantajoso porque ele permite integrar processos interdependentes mesmo que sejam de setores distintos.
Logo, um Enterprise Resource Planning garante a execução de procedimentos cuja margem para erro é zero, como a emissão de notas fiscais. Sejamos francos: não há nada mais frustrante do que ser obrigado a corrigir uma nota apenas porque um simples campo não foi preenchido corretamente, não?
Dessa forma, avance na leitura para saber como os ERP’s podem ajudar nas rotinas de sua empresa e, com o tempo, melhorar sua performance como um todo.
Maior controle de fluxo de caixa
Controlar o fluxo de caixa demanda esforço diário e permanente. Essa é a ferramenta pela qual sua empresa toma conhecimento dos recursos que entram e saem de suas reservas financeiras. Portanto, seu correto gerenciamento depende de cálculos constantes e de grande capacidade de processar dados e números.
Nesse caso, um sistema ERP é indicado não apenas porque tem alta capacidade de calcular. Na verdade, a partir do controle de fluxo de caixa com essa ferramenta, você terá também um recurso para orientar a tomada de decisão estratégica. É o conceito de gestão orientada por dados nas suas mãos e a serviço do seu negócio.
Monitoramento da emissão de notas fiscais
Notas fiscais podem se tornar um gargalo de produção se não forem emitidas por um software bem configurado e desenvolvido sob medida. Isso porque há toda uma retaguarda invisível no processo de emissão e armazenamento desses documentos, composta por sistemas coordenados das secretarias de fazenda e prefeituras.
Essa é outra vantagem da implementação de um ERP, em especial se ele estiver na nuvem, já que isso facilita sua atualização. Na verdade, esse é um atributo indispensável se considerarmos que as regras tributárias brasileiras mudam constantemente.
Melhor controle das despesas
A coordenação de setores distintos pode gerar um verdadeiro caos financeiro se não estiver bem integrada. É o caso, por exemplo, de empresas do ramo alimentício, nas quais o mix de produtos variado exige muita atenção a aspectos como precificação e impostos.
Portanto, toda ferramenta que ajude a coordenar operações complementares entre si é não apenas bem-vinda, mas uma necessidade. Isso ajuda a reduzir despesas porque evita problemas que podem se tornar recorrentes como retrabalho operacional ou ruptura de estoque.
Para superar esses e outros desafios, a Ágere TI oferece solução ERP aliada a uma equipe pronta para atender aos mais diversos segmentos. Nosso sistema de gestão empresarial é desenvolvido com base na experiência de clientes que precisam de agilidade ao tomar decisões, como você.
Além disso, ele ajuda a manter o compliance fiscal, o que sinaliza para o mercado, seus clientes e para o fisco que sua empresa é 100% ajustada às melhores práticas. Dessa forma, um sistema ERP é imprescindível para você automatizar as tarefas de rotina e concentrar esforços no que mais interessa: a lucratividade.
Se você gostou do que leu e quer saber mais sobre as soluções Ágere/Senior, faça contato. Teremos o maior prazer em ajudar a melhorar seus resultados!
Deixe um comentário