Como utilizar a avaliação por competências nas contratações?

Sua empresa adota que critérios para selecionar os profissionais? Independentemente das prioridades, a avaliação por competências é certamente a que mais vantagens apresenta no longo e médio prazo. Entre as muitas maneiras de gerir processos seletivos, é a que garante aderência entre perfis de candidatos e as expectativas em termos de desempenho.

Quando as competências são consideradas antes dos resultados alcançados, valoriza-se a compatibilidade dos candidatos à cultura e valores da sua organização. Isso significa profissionais mais engajados, e, no futuro, menos prejuízos com turnover, a rotatividade de mão de obra além do desejado.

Veja a seguir o que significa, como implementar e os benefícios dessa vertente da gestão de RH para o seu negócio.

O que é a avaliação por competências?

As práticas de recrutamento modernas não se baseiam apenas na avaliação de currículos e experiência profissional. Um mercado de trabalho heterogêneo demanda métodos de avaliação elaborados para dar conta de aspectos que, há pouco tempo, não estavam em pauta.

Por exemplo, a política de benefícios precisa ser considerada, tendo em vista que os trabalhadores brasileiros, em 2018, dão muita importância a esse fator.

Dessa forma, avaliar as competências significa também medir aspirações, visões de mundo e outros elementos subjetivos nem sempre considerados. Não por acaso, os métodos de recrutamento com base na Psicologia estão sempre presentes nos processos seletivos. Afinal, admitir um novo trabalhador implica inseri-lo no convívio da empresa, o que exige a identificação prévia de suas inclinações pessoais. Tudo isso somado à avaliação da parte curricular, bagagem profissional e formação.

Como se pode perceber, a tarefa de avaliar conforme as competências exige visão ampla e abordagem multidisciplinar.

Como ela pode auxiliar no processo seletivo?

Recrutar os trabalhadores certos minimiza o turnover e muito mais. Quando as pessoas em uma empresa partilham de aspirações que se complementam, a tendência é para que os resultados melhorem. Nesse sentido, avaliar por competências é também um facilitador, considerando as novas formas de gestão de carreiras, designadas pelas letras W e Y.

Resumidamente, uma carreira que se desdobra em Y é aquela em que o profissional pode progredir como gestor ou especialista. Já a carreira em W tem, além dessas duas possibilidades, uma terceira via híbrida, em que o colaborador pode se tornar um gestor de projetos.

Tais abordagens se enquadram nas múltiplas configurações de um mercado de trabalho cada vez mais fluido. Em resumo, significa que não dá mais para seguir o modelo tradicional, em que o trabalhador é promovido de acordo com critérios rígidos, evoluindo necessariamente para cargos de chefia.

Todos esses componentes devem, por sua vez, ser alvo de uma avaliação por competências sólida, fundamental para manter sua empresa sempre competitiva. De acordo com o perfil dos candidatos, você saberá se ele se enquadra nas políticas salariais e de progressão de carreira, além de garantir que ele domina as ferramentas e técnicas necessárias.

Como avaliar por esse método?

Para que a avaliação por competências seja efetiva, você deverá avaliar primeiro sua própria empresa. O primeiro passo consiste em identificar suas carências em termos de recursos humanos, conforme as metas de negócio.

Vamos imaginar que você já tenha percebido que a empresa precisa investir em branding, ou seja, no fortalecimento da marca. Será que os profissionais adequados já estão disponíveis? Ou será necessário abrir uma seleção? De qualquer forma, você precisará localizar os profissionais de que precisa e que competências espera que eles tenham.

Em seguida, sua empresa deverá estruturar ações no sentido de avaliar a mão de obra, conforme as necessidades identificadas anteriormente. Será o momento de definir salários, benefícios, plano de carreira (Y ou W, lembra?) e tudo que se ajustar ao perfil pretendido.

Assim, você poderá avançar à terceira parte da avaliação em que a competência é o foco, a que trata da mensuração dos resultados.

Com o tempo, sua empresa deverá medir se o que está sendo produzido corresponde às metas e expectativas. De acordo com esses resultados, os profissionais serão orientados e estimulados a melhorar suas competências, em treinamentos e cursos específicos.

No final, cria-se um ciclo em que prevalece a prática da melhoria contínua. Todos são importantes, desde que se mantenham comprometidos com o aperfeiçoamento em tempo integral.

Quais as vantagens em adotar?

Considere que avaliar as competências é, antes de mais nada, um processo global, ou holístico, como se costuma dizer no meio empresarial. Trata-se de adotar diversos pontos de vista para a solução de demandas relativas ao recrutamento e seleção.

Desenvolvendo a capacidade de medir os candidatos por várias perspectivas, são evidentes as vantagens que sua empresa terá em relação àquelas que utilizam métodos menos abrangentes.

Outra vantagem a ser considerada é que você reduz a margem de erro em processos seletivos. Nada pior do que contratar e descobrir depois que uma certa característica é um obstáculo ou que falta ao profissional alguma habilidade desejável para o cargo, concorda?

Perceba também que medir as competências deve contemplar também a avaliação por desempenho. Isso porque é possível que o candidato ideal seja encontrado, mas que ainda falte em seu histórico profissional evidenciar os resultados produzidos.

Ainda que a visão ampliada seja o ponto mais importante a desenvolver, não se pode descuidar da parte mais prática. Bons profissionais são aqueles que geram valor para as empresas em que trabalham.

Você deve também ter percebido, ao longo da leitura, que avaliar por competência não diz respeito apenas aos processos de seleção tomados isoladamente. O mais importante é criar, no âmbito da cultura organizacional, um clima favorável aos que se dispõem a aprender. Ser competente, no fim das contas, é saber se ajustar às mudanças que, cedo ou tarde, acontecem. Não se esqueça de que estamos em plena era da Transformação Digital e Indústria 4.0!

Tenha sempre em vista que a avaliação por competências é fundamental para novos e antigos colaboradores. Isso porque todas as suas ações vão refletir no patrimônio mais importante que seu negócio tem: as pessoas.

E na sua empresa, os trabalhadores são avaliados por competências ou você entende que precisa melhorar? Deixe um comentário, queremos saber da sua opinião

 

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *