Confira 6 estratégias para melhorar a sua gestão de RH

Melhorar a gestão de RH envolve uma série de medidas que vão muito além de definir regras para contratação e de processos seletivos. Antes de mais nada, esse é um ativo valioso e que deve ser tratado como prioridade. Pessoas compõem o patrimônio mais importante de uma empresa, e, como tal, devem ser valorizadas e atendidas em suas demandas.

Essa valorização, por sua vez, deve se manifestar em ações que mantenham as pessoas engajadas com o trabalho e motivadas com a empresa. E no cenário brasileiro, há muito com o que se preocupar.

De acordo com uma pesquisa da Love Mondays, publicada no Estadão, o brasileiro é o profissional menos satisfeito com o seu emprego. O levantamento, realizado em 2017, ouviu trabalhadores no Brasil, México e Argentina.

Para que sua empresa não entre para essa decepcionante estatística, é fundamental criar estratégias que aproximem as pessoas dos objetivos de seu negócio. Seis delas você vai conhecer a partir de agora. Prossiga na leitura!

1. Conheça seus colaboradores

O primeiro passo para melhorar a gestão de RH é estreitar os laços entre líderes e suas equipes. Lideranças que geram resultados consistentes são aquelas capazes não apenas de motivar, mas de elevar os pensamentos das pessoas e de inspirá-las.

Para tanto, é necessário desenvolver a capacidade de escutar atentamente. Foi-se o tempo em que a eficiência nas empresas era determinada por valores rígidos e processos conservadores. Embora sempre haja espaço para essa abordagem, o que vale mais, hoje, é a cultura do diálogo e da compreensão.

Um reflexo disso está na própria estrutura organizacional horizontal das modernas startups de tecnologia. Na maioria delas, não existe uma figura centralizadora das decisões, mas sim a responsabilidade dividida entre sócios. Não é por acaso que o termo Chief Operations antecede todos os cargos de liderança, inclusive o do executivo.

Em resumo, as organizações horizontais refletem o espírito do seu tempo, ou seja, antes do “eu decido” vem o “vamos conversar?”

2. Defina as lideranças

Por outro lado, uma estrutura horizontalizada e que favoreça o diálogo não quer dizer que todos podem tudo. Na verdade, a capacidade de dialogar funciona mais como um reforço da liderança, afinal, toda equipe precisa de uma referência.

Desta forma, um setor de Recursos Humanos que de fato colabora para o sucesso da empresa é aquele que sabe colocar as pessoas certas nas funções certas. Isso implica a escolha de líderes experientes, qualificados e que saibam suportar pressões.

Embora a estrutura organizacional das empresas tenha mudado bastante nos últimos anos, a competitividade permanece igual, independentemente do setor. Seja qual for o ramo da sua empresa, tenha certeza que, em algum lugar, uma outra fará o mesmo que a sua.

3. Crie um sistema de avaliação de desempenho

Gerir é o mesmo que medir, certo? Partindo desse raciocínio, não se pode esperar que seus Recursos Humanos atendam a expectativas que não sejam quantificáveis. Isso significa adotar métricas que permitam avaliar a performance das pessoas, as quais serão cobradas conforme revelações trazidas por números.

Um sistema de avaliação de desempenho, por sua vez, deverá ser estruturado a partir de métricas relevantes, dependendo do tipo de organização. Uma indústria deverá avaliar seus colaboradores de uma maneira, enquanto empresas ligadas ao comércio adotarão critérios distintos.

Além de avaliar o desempenho, é muito importante que sua empresa também desenvolva rotinas de treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Seja como for, é importante que, junto aos fatores materiais, você também avalie aspectos subjetivos e emocionais, principalmente com pesquisas de opinião. Lembre-se de que pessoas não são máquinas e a satisfação no trabalho tem tudo a ver com a ideia que seus colaboradores têm dele.

4. Invista em um software de gestão

Um dos maiores benefícios que a tecnologia agrega às empresas é livrar as pessoas de tarefas repetitivas ou que consumiriam tempo demais para serem realizadas. Assim, investir em um software de gestão ou um Enterprise Resources Planning (ERP) serve também como fator de aumento na satisfação.

Não menos importante, equipar seu negócio com recursos tecnológicos reduz a incidência de falha humana, em especial nos segmentos que trabalham com alta precisão. Além de tornar a pessoas mais eficientes e produtivas, eles servem como elos de ligação entre setores interdependentes.

Imagine, por exemplo, que você gerencia um comércio varejista, no qual precisa lidar com milhares de tipos de mercadorias diariamente, entrando e saindo de sua loja. Seria quase insano tentar controlar tamanho fluxo apenas com recursos manuais, concorda?

5. Ofereça um plano de carreira

Por falar em comércio, este é o segmento que apresenta os mais elevados índices de rotatividade no Brasil. Ainda, segundo a Fecomércio, o turnover prejudica os negócios, provoca perda de produtividade e dificulta o cumprimento de metas, entre outros problemas.

Assim sendo, cabe refletir sobre as razões que levam as pessoas a se desligarem de uma empresa antes do esperado. A experiência mostra que as principais delas são:

  • falta de motivação com o trabalho, tido como fácil ou difícil demais;
  • líderes autoritários;
  • assédio moral ou sexual;
  • salários baixos;
  • poucos benefícios.

Contudo, há ainda um outro fator que colabora decisivamente para afastar as pessoas de uma empresa, a falta de um plano de carreira. É mais ou menos como um relacionamento. A motivação para continuar depende de como somos estimulados diariamente em mostrar o nosso melhor, concorda?

Um plano de carreira, por outro lado, não precisa ser complexo a ponto de intimidar as pessoas. Trata-se, na verdade, de deixar claro o que elas precisam fazer para progredir, seja na forma de novos cargos, salários mais altos ou em oportunidades de crescimento.

6. Valorize os bons profissionais

Pode parecer até óbvio, mas valorizar os bons profissionais é indispensável no contexto de uma estratégia de Recursos Humanos efetiva. Isso implica estimular uma cultura em que prevaleça o espírito de equipe e que desencoraje o individualismo.

Empresas com clima organizacional ruim, em geral, não retêm talentos, o que é um grave erro, considerando que este é um fator dos mais valorizados.

Então, agora que você sabe por onde começar, chame as pessoas que trabalham em seu setor de RH, exponha suas ideias e planeje as ações para colocá-las em prática. Com trabalho em equipe, melhorar a gestão de RH será uma questão de tempo.

Aproveite que está lendo o artigo para conhecer agora os principais indicadores de RH para o seu negócio. Até a próxima!

 


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