A tecnologia vem mudando o panorama de diversas profissões nos últimos anos. Do entregador ao aluguel de imóveis, tudo vem sendo transformado por ela. Com a contabilidade não seria diferente: a contabilidade 4.0 veio para transformar o trabalho do contador.
Com a transformação constante da indústria, outras especialidades têm que apertar o passo para acompanhá-la. Assim, com o surgimento da indústria 4.0, marcada especialmente pela Internet das Coisas (IoT) e pela Inteligência Artificial (IA), surge a contabilidade 4.0.
No post de hoje vamos explicar o que é a contabilidade 4.0 e o que a torna tão importante nas empresas hoje. Preparado para começar? Então vamos lá!
O que é a contabilidade 4.0 e qual a sua importância?
Já se tornou passado, onde fazer a contabilidade das empresas era dominar a leitura de vários livros de contabilidade e fazer o uso da calculadora. Hoje, as empresas estão cada vez mais em operações complexas e integradas e demandam uma abordagem diferente em relação à contabilidade.
A contabilidade 4.0 agora se apoia no conceito de performance, assim como outras áreas das empresas. Dessa forma, o papel da contabilidade 4.0 é fazer o uso da tecnologia para acelerar processos e mitigar burocracias, eliminando problemas tributários com maior agilidade e eficiência.
Ela faz isso através da automação de processos repetitivos, apoio em diversas bases de dados de acesso rápido e armazenamento na nuvem para trazer mais segurança e rapidez à parte documental do trabalho.
Mantendo os tributos em dia com a ajuda da tecnologia
Através do uso pesado de tecnologia, a contabilidade 4.0 ajuda o contador a manter a tributação da empresa em dia, sem a necessidade de burocracias e taxas abusivas. Isso também é importante para garantir o compliance fiscal da empresa, que é extremamente importante.
Com o uso da nuvem, é possível autenticar eletronicamente Livros Diários, Notas Fiscais Eletrônicas, Balanços, Danfes e muitas outras obrigações fiscais que não dependem mais de documentação física e correm o risco de serem perdidas, extraviadas, etc.
Além disso, com o uso de arquivos XML (Extensible Markup Language) é possível agilizar qualquer processo de auditoria interna em busca de erros para correções ágeis ou até mesmo externas, no caso de fiscalização dos órgãos públicos.
Quais os benefícios da contabilidade 4.0 para a empresa?
A contabilidade 4.0 traz inúmeros benefícios para o trabalho do contador e para o desempenho fiscal da empresa. No entanto, destacamos abaixo os 3 principais para ficar de olho e começar a implementar a contabilidade 4.0 na empresa:
1. Mais segurança documental
Com todos os documentos armazenados na nuvem, além de proteger os documentos através de camas de backup e protocolos de segurança digitais, sua empresa ainda protege documentos valiosos de ameaças físicas como incêndios, degradação do papel e custo adicional para armazenamento de documentos fiscais.
2. Menos burocracia
Com sistemas de gestão fiscal centralizando toda a operação tributária da empresa, ganha-se muita velocidade ao driblar burocracia e processos antiquados na gestão tributária da empresa. Gastando menos tempo e recursos, é possível trazer melhorias e aumentar e eficiência de custos do negócio.
3. Maior compliance fiscal
A gestão centralizada de tributos e documentos traz maior segurança e compliance fiscal para a empresa, que fica ainda mais assegurada em casos onde seja necessária uma auditoria ou desmistificar problemas identificados pela Lei Anticorrupção de 2019.
Como você pode ver, esse modelo de contabilidade traz enormes benefícios para a gestão do negócio. Porém, será que a sua empresa está preparada para a contabilidade 4.0?
Então, entre em contato conosco! Vamos conversar sobre sistemas de gestão fiscal e todo o suporte necessário para implementar a contabilidade 4.0 agora mesmo na sua empresa!
Deixe um comentário