Muitas empresas desprezam o processo de onboarding de seus funcionários, porque consideram que seja um processo que só promove perda de tempo. Porém, ignorar este processo pode ter impactos profundos na cultura da sua empresa e prejudicar – e muito – a retenção de talentos.
Segundo a Harvard Business Review, cerca de 22% das empresas não têm um processo formal de onboarding, enquanto somente 49% possuem alguma parte do processo implantada na empresa, mas sem nenhum acompanhamento dos resultados. Será que sua empresa está perdendo vantagens por não possuir um processo adequado?
Por isso, fizemos esse conteúdo para mostrar para você o que é o processo de onboarding e o que sua empresa pode ganhar com ele. Boa leitura.
O que é onboarding e por que ele é importante?
Onboarding é o processo de integração de novos funcionários na empresa. É um processo diferente da orientação básica dada aos colaboradores no seu primeiro dia de trabalho (como mostrar o controle de ponto eletrônico, ou onde ficam as saídas de emergência, etc.). O onboarding pode durar semanas, meses e, em alguns casos, até mesmo anos.
Grandes empresas costumam iniciar o onboarding antes mesmo do primeiro dia de trabalho, dando a oportunidade do novo funcionário conhecer a empresa, o gerenciamento de equipe e seus novos colegas sem a ansiedade de ter de começar novas tarefas e entregas.
Como implementar o onboarding na empresa?
O processo de onboarding pode ser implementado de diversas maneiras nas empresas, adaptando-o à realidade do negócio e do trabalho. No entanto, alguns passos são obrigatórios na implementação do onboarding:
- envolver os novos funcionários com a história, a cultura organizacional e as pessoas de referência na área onde eles irão trabalhar;
- engajar os novos funcionários com a missão, valores e normas da empresa;
- promover o conhecimento da estrutura organizacional da empresa, bem como o funcionamento de todas as áreas;
- deixar claro as metas e objetivos da empresa e convidá-los para se comprometerem com elas também;
- deixar claro as funções e o desempenho esperado de cada um deles;
- promover a integração do novo funcionário com a equipe onde ele será alocado;
- reforçar a cultura do feedback dentro da empresa;
- aplicar todos os treinamentos operacionais específicos da área onde o novo funcionário trabalhará.
Os passos acima não precisam estar necessariamente nessa ordem. O importante é garantir esses 5 pilares: Garantir o treinamento de pessoas, Valorizar a experiência, Valorizar a cultura da empresa, Promover conexões e Mostrar o potencial da carreira.
Quais os principais benefícios do onboarding?
Implementar um bom processo de onboarding na empresa pode trazer uma série de benefícios para a empresa e também para seus funcionários. Abaixo, apresentamos os 3 benefícios principais e que têm um peso maior no dia-a-dia da empresa:
1. Redução do turnover
A redução do turnover é o benefício mais latente do processo de onboarding. Um funcionário que se sente engajado com a empresa, seus valores e seus colegas de trabalho tem muito menos chances de querer trocar de emprego, mesmo quando a remuneração for maior em outras empresas.
2. Aumento da produtividade
Ainda segundo a Harvard Business Review, um funcionário pode levar de 8 a 12 meses para começar a ser produtivo na empresa. Isso porque leva um tempo maior para que ele se sinta à vontade com os ritos e colegas de empresa, impedindo-o de avançar mais rápido nas tarefas operacionais.
3. Reduz a ansiedade no trabalho
Uma das experiências mais negativas para um colaborador é a ansiedade no trabalho. E ela pode começar no primeiro dia, se não houver um processo de onboarding adequado.
Por isso, ter esse processo implementado ajuda os novos funcionários a se adaptarem e se sentirem bem no trabalho mais depressa, evitando problemas psicológicos que possam afetar seu dia-a-dia na empresa.
O que achou do onboarding? Saiba que, sua empresa e seus funcionários têm muito a ganhar com esse processo. Isso porque o onboarding consegue alinhar as demandas que a empresa tem com seus funcionários, e tornar mais claro, cada processo que a empresa precisa executar com qualidade. Assim fica mais fácil para que todos entendam bem suas responsabilidades e como podem ajudar outros setores.
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