Employer branding: o que é e como aplicar em minha empresa?

Ser visto como um excelente empregador pode render ótimos frutos para um negócio. Afinal, isso ajuda a atrair talentos qualificados, além de manter os colaboradores que já estão na equipe interessados em permanecer na empresa. Para ter sucesso nesse objetivo, é fundamental fazer um bom employer branding. Você já ouviu falar nessa estratégia?

Com foco no público interno, a prática ajudou empresas como o Google a se consolidarem no topo do mercado. Para você ficar por dentro do assunto, explicamos neste post tudo o que há de mais importante sobre employer branding, desde o conceito até suas vantagens. Ficou interessado? Confira a seguir!

O que é employer branding?

Employer branding é uma estratégia que visa a construção de uma reputação positiva para a empresa. A diferença é que, em vez do cliente final, o foco são os colaboradores que compõem a equipe de trabalho.

O intuito dessa prática é fortalecer a employer brand, ou seja, a forma como a organização é vista como lugar para trabalhar. A melhor forma de se fazer isso é com ações que promovam bem-estar, engajamento e retenção de talentos. Dessa forma, os funcionários sempre terão algo positivo para dizer sobre a empresa, o que é primordial para melhorar sua imagem.

Como funciona a estratégia?

Um bom employer branding faz com que os funcionários se sintam valorizados e orgulhosos em fazer parte da equipe, além de tornar a empresa desejada entre os melhores profissionais. Para isso, há três fatores que devem ser levados em conta: definir a cultura da empresa, melhorar o clima organizacional e oferecer oportunidades de crescimento.

Definir a cultura da empresa

A cultura organizacional consiste nos valores que guiam as práticas e processos da companhia. Em outras palavras, é o DNA da empresa, que faz com que todos os funcionários se sintam parte de um todo e lutem pelos mesmos objetivos. Sem isso, a equipe fica perdida, sem um norte, e a empresa não consegue se diferenciar no mercado.

Melhorar o clima organizacional

Ter um clima organizacional de qualidade significa cultivar um bom ambiente de trabalho. Para isso, é preciso contar com líderes inspiradores, que reconheçam os esforços dos seus funcionários, valorizem suas ideias e saibam equilibrar vida pessoal e profissional, sem cobranças absurdas ou metas inatingíveis.

Também é importante promover interações saudáveis nas equipes. Conflitos devem ser resolvidos com rapidez e sensibilidade, de modo que a equipe se respeite e consiga trabalhar junta sem grandes problemas. Outra boa dica é promover eventos que aproximem os colegas, como reuniões, happy hours e festas temáticas.

O bem-estar dos colaboradores é outro aspecto que influencia no clima. Para mantê-lo em alta, mantenha a estrutura física da empresa sempre limpa, bem decorada e bem iluminada. Os equipamentos devem estar em pleno funcionamento, para que os funcionários consigam desempenhar suas atividades sem obstáculos.

Investir em benefícios diferenciados como viagens, jantares, parcerias com academias e bônus por resultado também é uma excelente medida para fazer com que os funcionários se sintam valorizados. Com tudo isso, o nível de satisfação na empresa aumenta, assim como os resultados.

Oferecer oportunidades de crescimento

Para ser vista como uma boa empregadora, a empresa precisa oferecer aos seus colaboradores oportunidades de desenvolvimento profissional. Criar um plano de carreira faz parte disso. A evolução na estrutura hierárquica deve estar atrelada a metas predefinidas, sempre acompanhadas por feedbacks e orientações dos supervisores.

Desse modo, todos na empresa sabem que realmente podem crescer lá dentro. Basta fazer um bom trabalho, já que as promoções não são baseadas apenas em relacionamentos ou favorecimentos.

Outra boa maneira é proporcionar desenvolvimento profissional e investir em capacitação. Cursos e treinamentos trazem vantagens tanto para a empresa, que passa a contar com equipes mais qualificadas; quanto para o colaborador, que tem a chance de se atualizar e aprender novas habilidades.

Quais são os benefícios de investir em employer branding?

Como dito anteriormente, o intuito do employer branding é melhorar a imagem da empresa como lugar para trabalhar. Isso gera enormes vantagens para a organização na atração e retenção de talentos, além de aumentar a produtividade da equipe. Confira abaixo mais detalhes sobre esses benefícios.

Atração de talentos

Os maiores embaixadores que uma empresa pode ter são seus próprios funcionários. Quando eles se sentem respeitados e valorizados, repassam essas impressões em conversas com amigos, familiares e avaliações na internet. Tudo isso ajuda a construir uma imagem positiva da organização, que se torna referência como empregadora no mercado.

Dessa forma, atrair bom volume de candidatos qualificados para as vagas em aberto se torna muito mais fácil. Com isso, é possível montar times realmente fortes e capazes de entregar resultados diferenciados.

Retenção de talentos

Estar em uma empresa que possui todas as características de uma boa empregadora não é fácil. Por isso, funcionários que vivem essa experiência costumam valorizar bastante o lugar onde estão. Com todas as suas necessidades atendidas, o colaborador pensa duas vezes antes de buscar oportunidades em outras companhias.

Investir em retenção de talentos ajuda a reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade de funcionários na empresa. Dessa forma, é possível reduzir custos com processos seletivos, além de manter uma equipe coesa e engajada por um longo período. Isso faz toda a diferença no andamento dos projetos e, é claro, nos resultados entregues pelos colaboradores.

Aumento da produtividade

Por falar em aumentar a produtividade, essa é uma das maiores vantagens de se investir em employer branding. Esse benefício está intimamente relacionado ao fato de a estratégia envolver medidas que melhoram o clima organizacional e reforçam a cultura da empresa.

Profissionais felizes produzem mais e melhor. Não há maneira mais efetiva para manter um funcionário satisfeito do que oferecer a ele um ambiente no qual ele é bem tratado, tem bons relacionamentos e tem seus esforços reconhecidos. Isso, somado à força da cultura organizacional, gera um senso de pertencimento poderoso, capaz de melhorar o desempenho de qualquer colaborador.

Chegamos ao fim do nosso guia sobre employer branding! Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar tudo o que aprendeu em prática? Inclua essa estratégia no seu planejamento e veja os resultados em atração e retenção de talentos melhorarem exponencialmente!

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