Todas as pessoas possuem diferentes personalidades, valores e habilidades. Apesar desse fato, muitas empresas parecem se esquecer disso durante os processos de seleção de candidatos, deixando de lado uma avaliação de extrema importância: o fit cultural.
Conhecer o seu time dentro da empresa não é apenas um processo ganho por meio da convivência, ele começa ainda no processo de seleção. Por isso, no post de hoje, vamos abordar os benefícios de incluir uma etapa de fit cultural na empresa. Vamos lá?
O que é o fit cultural?
O fit cultural é uma etapa no processo seletivo (ou um teste) para avaliar a aderência do candidato aos valores da empresa, seus propósitos, modelo de negócio e até produtos. Afinal, não é somente a habilidade do colaborador que conta, mas sim seu empenho e satisfação na empresa.
Apesar de virem no topo da lista quando buscamos candidatos para vagas nas empresas, as habilidades técnicas são apenas parte da história quando se trata do potencial de um candidato dentro da função que ele poderá desempenhar dentro da empresa.
Por isso, o fit cultura busca avaliar as soft skills que determinarão o índice de satisfação e permanência de colaboradores na empresa, ajudando a diminuir drasticamente o turnover nas organizações.
Saiba mais: https://www.senior.com.br/blog/fit-cultural-entenda-qual-a-relacao-com-a-retencao-de-talentos
Como uma etapa de fit cultural pode ser positiva no processo seletivo?
Uma etapa de fit cultural no processo seletivo da sua empresa pode trazer inúmeros benefícios. No entanto, podemos nos concentrar em 3 principais para entender como essa prática traz melhoras na organização como um todo.
1. Melhora o clima organizacional
Pensar o fit cultural como apenas uma ferramenta para selecionar melhor as novas pessoas para a empresa, pode ser bastante redutivo. Isso porque a chave do sucesso para a construção de times de alta performance e extremamente engajados dentro da empresa também passa pela manutenção do bom clima entre os colaboradores já alocados.
Por isso, para além de ajudar a selecionar melhor os candidatos para as vagas, o fit cultural também diminui possíveis atritos com o time que já trabalha na empresa quando receber um funcionário novo, já que, de modo geral, eles acreditam nos mesmos valores e têm objetivos parecidos dentro da empresa.
2. Aumenta a retenção de talentos
Se a maneira como um candidato pensa e as skills que ele procura desenvolver no novo trabalho estão alinhadas com os valores da empresa, as chances desse colaborador tornar-se um talento é muito grande.
Quando tudo isso se alinha, geralmente o colaborador acaba se tornando muito engajado com o trabalho e tende a permanecer mais tempo nele. Isso acontece porque ele sente que tem um propósito dentro da empresa e pode permanecer muito mais tempo na função.
3. Diminui drasticamente o turnover
Seja por desligamentos voluntários ou forçados, o turnover é sempre um problema na gestão de times pois gera estresse nas equipes e um hiato produtivo durante a curva de aprendizado dos novos candidatos. Dessa forma, o fit cultural também ajuda a diminuir o turnover, já que pessoas mais alinhadas com os valores da empresa e mais satisfeitas com o trabalho dificilmente vão considerar a saída dela.
Preparado para abraçar o fit cultural?
O fit cultura tem potencial para gerar grandes benefícios dentro da empresa, especialmente se você conhece a fundo os seus valores e aonde quer chegar com seus propósitos. Por isso, aposte nesta técnica e veja times mais engajados e, principalmente, mais produtivos.
Gostou do artigo? Então comente abaixo: sua empresa já aplica ou pretende aplicar o fit cultural no processo de seleção?
Deixe um comentário