Plano de carreira: o que é e como elaborar?

O plano de carreira representa a segurança de que o colaborador precisa para continuar a desempenhar suas atividades, com foco e livre de preocupações. Por outro lado, para a empresa, o plano traz vantagens como colaboradores mais comprometidos e produtivos, assim como a redução da rotatividade. Afinal, manter um empregado que já sabe o que fazer é sempre melhor do que recrutar novos.

Em Pequenas e Médias Empresas (PME), existe uma crença, até certo ponto infundada, de que não é possível implementar um plano de carreira. O argumento comum para justificar a falta de uma política nesse sentido aponta para a infraestrutura pequena, ou a pouca quantidade de cargos. Será mesmo?

Continue lendo e veja que até mesmo em negócios locais e de pequeno porte é possível engajar os funcionários, oferecendo a eles a perspectiva de crescimento!

Definindo os objetivos do programa

O que acontece nas PMEs sem um plano de carreira estruturado é algo como um acordo tácito, informal. Os profissionais são contratados, apresentam uma curva de aprendizado, e, com o tempo, assumem novas responsabilidades ou percebem um aumento de salário.

Nesses casos, o que muitos gestores e funcionários não se dão conta é de que estão colocando em prática os princípios elementares de uma política de cargos e salários. Ou seja, trata-se de um processo de crescimento, o aspecto mais elementar de todo plano de carreira.

Assim sendo, o mais importante não é a criação de uma grande e intrincada estrutura hierárquica, tal como acontece em grandes empresas ou órgãos públicos, civis e militares. Uma carreira pode se desenvolver dentro de uma pequena empresa, mesmo que estejam contemplados poucos degraus evolutivos ou que isso signifique, no fim das contas, incorporar novas responsabilidades e aumentar salários e gratificações.

Por isso, avalie com pragmatismo o que a sua empresa faz pelos seus colaboradores mais antigos. Tire das carreiras deles lições que possam ajudam a compor os objetivos do seu plano de carreira.

Considere que, sendo um negócio de pequeno porte, existe a possibilidade de que o colaborador cresça junto com a empresa, o que não aconteceria caso ele trabalhasse para uma grande corporação.

Colocando o plano de carreira em prática

Imagine que, ao contratar um novo colaborador, você determine que, dentro de seis meses ou um ano ele terá um aumento. Isso, claro, se apresentar performance conforme os objetivos propostos e os critérios que você estipular, que podem ser:

  • número de atrasos/faltas;
  • colaboração com novas idéias;
  • prontidão no cumprimento de solicitações;
  • clientes conquistados.

Trata-se de critérios simples e facilmente replicáveis em empresas de todos os portes e segmentos, inclusive PMEs. Assim sendo, é possível adotá-los como as etapas iniciais de um plano de carreira que contempla o crescimento pessoal e do seu negócio.

Plano de carreira em Y ou em W

Por outro lado, também é possível que sua empresa já esteja mais amadurecida, e precise de novos formatos para orientar a evolução profissional dos colaboradores.

Nesse sentido, as carreiras em Y ou em W podem dar as respostas de que precisa. São formatos em que o colaborador, a partir de um certo estágio, pode optar por seguir a carreira como gestor, especialista ou um misto de ambos, o gestor de projetos, no caso da carreira em W.

Vamos ver o que cada uma dessas possibilidades representa:

Gestor

Formato mais tradicional de organização de carreira, nesta vertente do “Y”, o profissional opta por seguir como gestor, depois de comprovar durante um período de tempo que domina sua função. Assim, fica à frente de equipes, delegando funções e coordenando a parte estratégica e operacional.

Especialista

A carreira de especialista surge como resposta às demandas da geração Y, menos fiel às empresas em que trabalham e mais interessadas em superar novos desafios e desenvolver suas próprias habilidades.

Assim, em vez da empresa oferecer cargos de chefia, promove o crescimento do colaborador elevando-o à posição de especialista. Assim, ele ganha mais autonomia para desenvolver seus próprios projetos.

Gestor de projetos

Espécie de “terceira via”, a alternativa de carreira como gestor de projetos coloca o profissional como líder de novas frentes de trabalho. Alternativa na carreira em W é mais aplicável em empresas que lidam com tecnologia, essa é uma possibilidade de plano de carreira que alia liderança e iniciativa própria.

Estabelecendo programas de desenvolvimento

Não basta apenas colocar as cartas na mesa e dizer o que espera do colaborador. Ele também precisa sentir que a empresa o apoia ao longo do seu processo de aprendizado. Dessa forma, é importante definir também um outro aspecto importante no planejamento profissional, o treinamento e desenvolvimento.

Você mesmo pode tomar a frente dessa etapa, ou contratar profissionais para auxiliá-lo. Vai da sua disponibilidade de recursos, espaço e tempo. Alguns possíveis formatos a serem utilizados são:

Coaching

Apesar de ser mais eficaz quando realizado individualmente, o coaching também pode apresentar bons resultados quando desenvolvido em grupos. Nesse caso, o ideal é contar com um especialista para orientar na parte pedagógica.

Mentoria

A mentoria é uma técnica de desenvolvimento caracterizada pelo apoio de um profissional experiente em uma função que orienta um outro com potencial de crescimento. Diferencia-se do coaching por ser mais específico, portanto, deve ficar a cargo de especialistas ou pessoas com bagagem em uma determinada área do conhecimento.

Cursos

Cursos são e sempre serão a forma mais direta e simples de evolução profissional. Sua empresa pode desenvolver seus próprios cursos ou custear — parcial ou integralmente  — aqueles em que seus colaboradores estejam matriculados, desde que sejam de interesse para seu negócio.

O mais importante é que você e seus colaboradores tenham a clara percepção de que não estão por sua própria conta e risco. Nada pior para o indivíduo e para a empresa do que sentir que não existe apoio para quem está interessado em se desenvolver.

Quando o plano de carreira é elaborado de maneira a conjugar metas individuais e coletivas, a tendência é para crescimento geral. Assim, você será capaz de atrair e reter mais talentos, o que é sempre positivo em longo prazo, certo?

Agora que você sabe como dar início a uma nova fase de crescimento em seu negócio, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre seu conhecimento. Seus amigos certamente vão agradecer!


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