Um software para a gestão de RH é mais do que um apoio para profissionais de gestão. Em tempos de Machine Learning, Business Intelligence e Internet das Coisas (IoT), toda ferramenta que automatize tarefas e otimize tempo é bem-vinda.
Trata-se, ainda, de um poderoso aliado estratégico. Com ele, sua empresa ganha uma fonte de informação estruturada para tomar decisões e até para reformular suas políticas de contratação.
E há muito mais a ganhar com a utilização dessa ferramenta poderosa. Continue lendo para saber mais.
Melhora processos de contratação
Você já deve ter ouvido falar do conceito de RH estratégico, certo? Esta abordagem vem sendo destacada por estudos sobre o impacto das pessoas nas organizações. Um deles, da consultoria Gartner, revela que uma em cada 4 empresas relacionam talentos com o aumento nos lucros.
Em outras palavras, não há crescimento onde o RH não atua alinhado com os objetivos de negócio. Para que isso seja possível, é necessário que o setor de Recursos Humanos cuide não só dos processos formais de contratação.
Antes mesmo de abrir uma seleção, será preciso pensar estrategicamente, para que sejam atraídos apenas profissionais que tenham o “fit” para o cargo em aberto. A propósito, até mesmo a definição das funções a serem executadas deve ser pensada de forma contextual.
Nesse aspecto, um software para a gestão de RH é útil para identificar talentos, habilidades e características em pessoas tendo em vista o preenchimento de vagas. Isso pode ser feito tanto interna quanto externamente, ou seja, vale para contratar e para promover.
Agiliza os processos
Por outro lado, imagine um processo seletivo em que a escolha do talento mais ajustado à função seja baseada em detalhes. Não seria interessante, nesse caso, se sua empresa contasse com uma ferramenta que funcionasse como um filtro?
Esta é uma possibilidade que se abre com a aquisição de um software para gestão de RH. Além de um recurso para definir estratégias, ele também auxilia na parte operacional, já que é integrado a outros sistemas da empresa. Por exemplo, vamos supor que, para uma vaga, sua empresa esteja trabalhando com pretensão salarial.
Nesse caso, um software será capaz de integrar-se à folha de pagamento, identificando valores compatíveis com a sua política de cargos e salários. Assim, a tarefa de analisar os currículos um a um poderia ser eliminada. O programa identificaria os candidatos cujas pretensões estivessem mais de acordo com o que a empresa poderia pagar.
Em resumo, os processos ganham em agilidade, já que os critérios passam a ser definidos conforme parâmetros que você escolher. O restante fica por conta da tecnologia.
Aumenta a produtividade dos colaboradores
Veja a questão por um outro ponto de vista. Quando as tarefas repetitivas deixam de ser executadas por pessoas, sua empresa passa a contar com maior capacidade produtiva. Do registro de faltas, atrasos e presenças até a emissão de contracheques, toda e qualquer atividade que exija controle poderá ser formatada eletronicamente.
Desta forma, às pessoas poderão ser reservadas as tarefas mais nobres. Liberando mão de obra, você finalmente poderá tirar do papel aquela atividade recreativa que nunca pôde planejar por falta de tempo e de pessoas.
Há ainda um outro aspecto a ser considerado. Empresas com pouca cultura digital tendem a acreditar que produtividade é o mesmo que quantidade de tarefas realizadas. Com um software, esse conceito tende a mudar. Como vimos, ele aumenta a disponibilidade de tempo, o recurso mais valioso de que se pode dispor.
Reduz o número de falhas
No geral, uma ferramenta eletrônica é útil para realizar tarefas de controle e que exijam esforço repetitivo, certo? Nesse aspecto, há uma vantagem adicional em relação à falha humana. Um programa desenvolvido para automatizar rotinas de RH evita o retrabalho em virtude de possíveis erros no preenchimento de formulários e documentos.
Outro desdobramento disso é que podem ser evitados acidentes em decorrência de falha humana, cujo risco é maior em empresas nas quais se operam máquinas.
Já em escritórios, lesões por esforço repetitivo podem ser minimizadas, o que por si só é benéfico para reduzir o absenteísmo. Lembre-se de que esse é um tipo de problema de saúde ocupacional que, só no Brasil, atinge mais de 3 milhões de trabalhadores.
Fornece dados para avaliações
Começamos o artigo destacando a expansão dos conceitos digitais nas atividades de RH, como o de BI e Aprendizado de Máquinas. Ambos se ligam a um outro conceito que pode ser apontado como revolucionário, o de Big Data, ou coleta de dados em massa.
Trata-se da aquisição de informação em volumes muito grandes e que por isso não poderia ser processada manualmente. No entanto, quando passam a ser “digeridas” por softwares, estes dados trazem insights e podem revelar muitas oportunidades de negócios.
No âmbito interno, esses dados podem ser utilizados para avaliar a performance de colaboradores, tendo em vista objetivos de negócio. Por exemplo, um setor de vendas poderá ter o seu desempenho medido conforme metas.
Essas metas, naturalmente, serão baseadas em números. Sendo assim, nada melhor do que contar com a tecnologia para fazer cálculos e avaliações à prova de erro.
Integra as informações
Uma das possíveis formas de implementar soluções digitais em RH, são os sistemas ERP, usados para integrar setores distintos. São fundamentais para setores de Recursos Humanos, que trabalham em sinergia com outros segmentos, recebendo e repassando dados.
Um outro exemplo dessa necessidade de integração é a relação entre setores de compras, vendas e estoque. Cada um deles opera conforme um fluxo próprio, mas, ao mesmo tempo, dependente do de outros setores. As compras não podem ser feitas sem que o estoque não tenha o controle de suas reservas, que por sua vez dependem do fluxo registrado nas vendas.
Estes são alguns casos em que um software para a gestão de RH representa a solução para desafios enfrentados diariamente. Tenha este recurso ao seu lado e deixe para trás os tempos de incertezas e decisões tomadas apenas com base no feeling.
Tome uma atitude a favor da sua empresa e entre em contato conosco agora para saber como vamos ajudar você a produzir mais!
Deixe um comentário