O setor de Recursos Humanos estratégico é aquele que mostra o seu valor por meio de métricas de gestão de RH. Só assim se pode obter verdadeiro reconhecimento pelos outros setores e pela alta direção da empresa. Logo, é preciso estabelecer parâmetros para serem acompanhados.
Por outro lado, é um equívoco pensar que apenas setores como vendas, marketing ou compras serão cobrados em reuniões de líderes. Gestores de RH também precisam mostrar serviço para o CEO ou board director a quem devem prestar contas de suas atividades.
Sendo assim, destacaremos neste artigo as métricas que você, profissional de RH, precisa mostrar em cada encontro de líderes em sua organização. Leia atentamente e salve em seus favoritos para futuras consultas!
Indicadores de desempenho
Provavelmente, em seu setor de Recursos Humanos, existem tarefas e funções específicas que, com tal, precisam ter o seu desempenho acompanhado. Dependendo do porte da sua empresa, pode ser até que o RH seja subdividido em microssetores como:
- cargos e salários;
- benefícios;
- recrutamento e seleção;
- relações sindicais;
- SST e SESMT.
Nesse caso, cada um deles deverá ser acompanhado de perto e avaliado periodicamente para atestar o nível de produtividade em que se encontram. No caso da Segurança e Saúde do Trabalho (SST), por exemplo, essa produtividade pode ser medida pela quantidade de acidentes registrados.
Turnover
A última pesquisa da DIEESE mostra que a taxa de rotatividade, ou turnover, manteve-se bastante elevada no Brasil no período que vai de 2003 a 2015. De acordo com o estudo “Movimentação no trabalho: rotatividade, intermediação e proteção ao emprego” o turnover global para o mercado celetista foi de 54,8%.
Em setores como o comércio varejista, em que esse é um índice normalmente mais elevado que a média, acompanhar de perto a progressão da rotatividade é fundamental. Por isso, não deixe de avaliá-la na sua empresa. Se em geral os colaboradores permanecem menos de um ano, busque alternativas para reverter esse quadro.
Índice de Absenteísmo
Um alto índice de turnover tem relação com uma outra métrica de gestão de RH, o índice de absenteísmo. Para calculá-lo, você deverá somar as horas trabalhadas de todos os seus colaboradores em um mês. Em seguida, somará as faltas e descontará desse total. Some a esses dias as horas de atraso. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.
Supondo que na sua empresa a carga horária mensal seja de 2.600 horas e que em um mês seus colaboradores somaram 72 horas de faltas e atrasos, teremos como resultado:
72/2600 x 100 = 2,76% de absenteísmo.
Você poderá medir esse índice mensalmente e, assim, adotá-lo como métrica para levar à alta direção para mostrar os resultados de suas ações para reduzir esse indicador.
Satisfação dos colaboradores
Embora a avaliação da satisfação apresente um elevado grau de subjetividade, isso não quer dizer que você não possa medir esse índice de forma objetiva. Afinal, é melhor algum controle do que controle algum, certo?
Para isso, faça questionários construídos com base na Escala de Likert, em que as respostas são dadas conforme o grau de concordância percebido. O mais usado é do tipo “discordo totalmente” até o “concordo totalmente”, no entanto, é possível criar as suas próprias escalas.
Use as métricas de gestão de RH aqui apresentadas para que seu setor mostre em números que é voltado a resultados. Dessa forma, ganha a empresa como um todo, afinal, sem Recursos Humanos não há negócio que se sustente!
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