Qual a importância da gestão de RH para pequenas empresas?

Muitas pessoas não entendem a importância da gestão de RH para pequenas empresas. Assim, em diversos negócios, o setor recebe um enfoque para questões burocráticas, dando uma contribuição aquém das suas possibilidades.

O equívoco traz impactos diretos para os resultados. Isso porque, os negócios são sistemas, de modo que o desempenho de cada parte importa para o todo. Se o RH está abaixo, o negócio ficará abaixo e, portanto, será menos competitivo do que poderia ser.

Por isso, abordamos a importância da gestão de RH para pequenas empresas no conteúdo a seguir. Assim, você entenderá um pouco mais sobre essa relação e buscará melhorias para sua empresa. Continue lendo!

O que é gestão de RH?

Consiste nos cuidados, práticas, técnicas e ferramentas para manter uma relação satisfatória entre a empresa e os seus colaboradores. O que ocorre tanto do ponto de vista de recrutar, motivar e desenvolver pessoas como cobrar desempenho e respeito a regras.

Nesse sentido, os profissionais de recursos humanos atuam não só em relação às pessoas, mas também ao ambiente de trabalho. Se o clima organizacional é tóxico, a convivência com os gerentes é difícil, a cultura é fraca ou há qualquer outro problema no contexto, o profissional será afetado.

Cabe também a gestão de RH pensar a proposta de valor da empresa, ou seja, o que a organização oferece para os seus contratados. Assim, o departamento está constantemente envolvido em políticas de incentivo e pesquisas sobre as necessidades dos colaboradores.

Por fim, como os planos empresariais são concretizados por pessoas, existe um reconhecimento cada vez maior do papel do RH nas decisões estratégicas. Afinal, para definir uma boa meta, é preciso conhecer o potencial dos colaboradores e como eles podem ser engajados para perseguirem os objetivos organizacionais.

Por que o RH é importante nas pequenas empresas?

A melhoria da gestão de RH pode auxiliar as pequenas empresas no enfrentamento dos problemas próprios de sua realidade. Só para citar questões recentes, a Seresa Experian— reconhecida entidade de proteção do crédito— listou a capacitação dos colaboradores e a Reforma Trabalhista entre os principais desafios das PME’s em 2018.

Outro dado interessante é que, na pesquisa sobre sobrevivência das empresas de 2016, o Sebrae identificou que a mão de obra qualificada está entre os principais fatores que poderiam ter evitado o fechamento de organizações, segundo os próprios empresários.

Além disso, é comum que, as empresas de menor porte tenham mais dificuldades para atrair talentos. Além das restrições de caixa, a competição, por vezes, é travada com grandes organizações, que, quase sempre, contam com planos de carreira e sistemas de benefícios bem estruturados.

E mais! Não é possível esquecer que o tamanho do negócio não altera a necessidade de atender, produzir e vender com eficiência. E tais pontos requerem uma equipe competente e motivada, logo, exigem uma boa gestão de RH.

Quais são os benefícios da gestão de RH para pequenas empresas?

Se as pequenas empresas têm desafios relacionados aos recursos humanos, é natural que uma boa gestão seja benéfica para os negócios. A seguir, listamos seis melhorias relevantes e que ajudam a traduzir a importância de ser eficiente nessa área.

Controlar o turnover

A rotatividade de pessoal é um dos principais problemas da ineficiência da gestão de RH. Isso porque, além do risco de se tornar um trampolim para organizações maiores, faltarão cuidados essenciais com contratação, benefícios e reconhecimento. Com efeito, a evolução do departamento ajuda a reverter esse quadro.

Melhorar o desempenho da empresa

A gestão de RH cuida dos processos de avaliação, treinamento e incentivo do colaborador. Logo, como é preciso reduzir a distância entre as competências necessárias e as existentes, sem esquecer que o colaborador precisa estar disposto a agir, o desempenho é afetado positivamente.

Reduzir custos

Os treinamentos para melhorar a técnica utilizada pelos colaboradores e o maior acerto nas contratações geram impactos nos custos da empresa. Isso sem contar que é possível desenvolver e implementar políticas internas de redução dos desperdícios.

Ajudar a fidelizar clientes

A gestão de RH para pequenas empresas se preocupar com a qualidade do atendimento, aspecto sempre determinante para a fidelização. Até porque, o processo de criar um consumidor recorrente depende da satisfação de suas necessidades, e isso dificilmente será alcançado em um ambiente de trabalho tóxico ou com profissionais desmotivados.

Promover bons relacionamentos entre os colaboradores

Também é preciso realizar a gestão de conflitos e amenizar o ambiente de trabalho. Muitas vezes, as pequenas empresas não conseguem perceber elementos tóxicos em sua cultura ou em suas equipes sem o auxílio de especialistas. Consequentemente, convivem com relações insatisfatórias, gerando-se, inclusive, reflexos para o atendimento ao consumidor.

Pensar incentivos

Um último ganho é agregar o conhecimento necessário para desenvolver planos de carreira ou, ao menos, sistemas de benefícios mais eficientes. Ter um departamento ao seu lado permite trabalhar soluções aderentes às características do negócio, o que pode ser importante devido às dificuldades de caixa de muitas pequenas organizações.

Como melhorar a gestão de RH em pequenas empresas?

Além de contar com profissionais qualificados nas equipes, o ponto central para melhorar o desempenho da gestão de RH é implementar um software capaz de automatizar tarefas e organizar as informações sobre os colaboradores.

Com isso, a pequena empresa reduzirá o volume de rotinas burocráticas e terá mais tempo para focar no desenvolvimento do capital humano. Logo, mesmo uma equipe enxuta utilizará o seu conhecimento para planejar e desenvolver políticas mais eficientes de recrutamento, avaliação, incentivo etc.

A tecnologia, nesse sentido, é uma importante aliada dos negócios. Ao tornar o funcionamento do setor mais eficiente, ela fornece as condições para que uma atuação mais estratégica e auxilia a concretização dos planos organizações.

Sendo assim, não só é importante reconhecer a importância da gestão de RH para pequenas empresas e seus inúmeros benefícios, a transformação digital do setor deve ser vista como um aspecto igualmente relevante, porque as duas coisas andam lado a lado.

Gostou de aprender um pouco mais sobre o papel do RH nas pequenas empresas? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e contribua para que outros profissionais sejam alcançados pelo conteúdo!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *