Qual é a importância da gestão fiscal para sua empresa?

Toda empresa constituída legalmente precisa cumprir com as obrigações fiscais para continuar existindo. Por isso, a importância da gestão fiscal aumenta, no sentido de garantir a adequação às leis tributárias e, assim, permitir que o negócio avance em sua jornada.

Gerir a apuração, escrituração e pagamento de impostos é ainda mais importante no Brasil, onde, em 2018, a carga tributária atingiu incríveis 33,58% do PIB. Ou seja, é como se um em cada três reais da riqueza produzida em nosso país viesse apenas dos impostos. 

Sendo assim, a gestão fiscal é o conjunto de estratégias e ações que permitirão à sua empresa racionalizar o pagamento de impostos, minimizando seu impacto no orçamento. Veja na sequência que aspectos sua empresa passa a gerir melhor quando passa a olhar para sua tributação mais de perto. Acomode-se bem e leia atentamente!

Economia de tributos

A importância da gestão fiscal é ainda maior quando consideramos que existem formas legais de escapar da cobrança de certos tributos por meio da elisão de impostos. Consiste em toda medida que permita a uma PJ suprimir a cobrança de um ou mais pagamentos conforme leis de incentivo ou sem que isso represente uma infração.

Essas estratégias, por sua vez, devem ser colocadas em prática depois de uma ampla e minuciosa avaliação de fatores como:

  • regime tributário — afinal, nem sempre o Simples Nacional é o melhor;
  • créditos fiscais — sua empresa paga ICMS? Pode ser que tenha direito a receber créditos;
  • leis de incentivo — será que o seu município não tem uma lei que permita deduzir imposto?

Melhoria da gestão das NF-e

Há, ainda, a questão das empresas que emitem muitas notas fiscais. Nesse caso, é comum problemas como emissão de notas em contingência, rejeições ou erros na escrituração fiscal. 

Entender a devida importância da gestão fiscal, portanto, é a garantia de que seus processos relacionados às notas serão tratados com a atenção que merecem. Nesse aspecto, medidas como investir em ferramentas, treinamento de pessoal e alinhamento às leis tributárias asseguram a emissão de notas fiscais sem falhas ou inconsistências.

Prevenção de multas

O fisco não alivia a barra das empresas que falham ao prestar contas ou na apuração dos seus impostos. Assim sendo, a gestão fiscal é o braço responsável por manter a sua empresa longe dos olhos da fiscalização da Receita Federal e da Sefaz do seu estado.

Não custa lembrar que, em certos casos, o prejuízo não acontece apenas por causa de multas. Má gestão tributária significa também pagamento de impostos a maior. É o que acontece quando a empresa paga impostos a mais do que deveria, quando na verdade nem deveria ser tributada.

Redução no passivo trabalhista 

Há tributos, ainda, vinculados à contratação de empregados que, se não forem apurados devidamente, podem expor sua empresa a ações na justiça. É o caso do FGTS e do INSS Patronal, que incidem sobre salários e folha de pagamento. 

Portanto, conhecer a importância da gestão fiscal afeta todos os setores da sua empresa, o que aumenta a responsabilidade de quem está à frente de um negócio. Afinal, com impostos não se brinca!

Mas mesmo com essas dicas, você tem tido problemas com o fisco ou com emissão de notas fiscais? Então, conte para gente nos comentários!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *