Você sabe o que é o People Analytics?

Assim como o Google criou e aperfeiçoou, para alguns, o conceito de remarketing. Também trouxe para a realidade empresarial a metodologia People Analytics. E se você lembrou da ferramenta Google Analytics, usada para medir resultados em sites, está no caminho certo.

Coletar e analisar dados, no contexto dos Recursos Humanos, significa aplicar no RH o mesmo que o Google faz para medir o sucesso dos sites que contam com suas soluções. Em outras palavras, refere-se a uma forma de avaliar pessoas por uma perspectiva quantitativa e qualitativa ao mesmo tempo. Em consequência, é possível corrigir desvios, definir regras de contratação e melhorar o que precisa. Vamos conhecê-lo melhor?

Como o People Analytics funciona?

O marketing digital mudou e continua mudando a maneira como pessoas e marcas se relacionam. Já vai longe o tempo em que as empresas tinham o poder de influenciar unilateralmente, ou seja, considerando menos os interesses do público.

Embora as pesquisas de opinião sempre tenham sido usadas, sem internet, existia muito menos informação disponível. Por isso a TV foi, por muito tempo, o mass media mais valorizado em ações de marketing.

Foi então que surgiram os motores de busca na internet, que permitiram identificar as preferências das pessoas com riqueza de detalhes.

Não se trata mais de oferecer produtos para donas de casa de classe média, mas de entender as necessidades de pessoas reais, com demandas específicas. Isso é possível avaliando dados fornecidos por ferramentas como Google Analytics, Search Console e outras.

O People Analytics funciona seguindo este mesmo princípio. Contudo, mais do que uma ferramenta, trata-se de um método usado pelas empresas para cuidar de pessoas. A partir da coleta de dados sobre profissionais, torna-se possível definir as ações corretas para extrair os melhores resultados.

Quais os benefícios e vantagens?

O People Analytics é uma metodologia pela qual são utilizados processos de coleta, organização e análise de dados. Assim, ele auxilia a empresa na tomada de decisões e na prevenção de falhas.

1. Identificar fatores motivacionais

Um bom exemplo de como o método pode ser útil é na hora de identificar fatores motivacionais entre grupos distintos de colaboradores. Para isso, nem sempre uma pesquisa basta para saber o que de fato leva as pessoas a permanecer em seus cargos e produzir mais e melhor.

People Analytics significa, antes de tudo, o uso inteligente da informação, e isso implica observar certos indicadores ao longo do tempo. Nesse aspecto, o Big Data torna-se um recurso essencial, já que decisões com impactos em longo prazo pedem uma base sólida.

2. Processos seletivos inteligentes

Outra vantagem que pode ser associada à análise de dados em Recursos Humanos é que ela permite contratar com critérios muito mais consistentes. Afinal, uma coisa é contratar a partir de um currículo que impressiona. Outra é ter a certeza de que empresa e profissional estão alinhados em seus objetivos, valores e formas de ser e de agir.

3. Ajuda a medir a produtividade

Da mesma forma que a propaganda televisiva não oferece indicadores tão precisos quanto as mídias digitais, a produtividade não pode ser avaliada apenas por quantidade. Se um empregado produz 100 unidades de uma mercadoria, mas 90 delas não têm a qualidade esperada, isso não quer dizer que ele seja produtivo, certo?

Por outro lado, definir padrões de qualidade não é uma tarefa simples. É necessário estudo, investigação e entender o que os clientes esperam receber. Isso significa medir a produtividade por critérios que alem qualidade e quantidade.

De que forma aplicar na gestão de RH?

Para que fique ainda mais claro como funciona, veja como implementar o People Analytics em sua empresa. Lembre-se de que este é um método para a tomada de decisões estratégicas, ou seja, demanda tempo e maturidade para que gere resultados positivos.

1. Defina metas

Existem basicamente dois tipos de meta que sua empresa poderá definir como base para aplicar a análise de pessoas. Uma é a solução de problemas que estejam afetando a performance como um todo. Outra é o aproveitamento de oportunidades tendo em vista o crescimento.

Por exemplo, você poderá definir uma nova política de contratação conforme eventuais contingências (como redução no faturamento) ou novas demandas. Poderá até criar cargos, mais ajustados a uma realidade nova ou uma conjuntura econômica menos favorável. Tudo vai depender de uma avaliação objetiva e realista das suas demandas em RH.

2. Armazenamento de dados

Em People Analytics, não basta coletar dados indiscriminadamente. O mais importante é que estes dados sejam relevantes estatisticamente e que apresentem constância. Definir que tipo de dados serão usados pode ser desafiador, por isso, o apoio de um software ou de especialistas em TI é também indicado.

3. Análise e definição de métricas

Uma vez que você tenha metas e os dados iniciais tenham sido coletados, será o momento de avaliar se de fato eles apontam para uma direção. Por exemplo, será que a produtividade de um setor tem a ver com a quantidade de horas trabalhadas?

Outro ponto importante é que essas métricas realmente indiquem uma real mudança em termos de performance. Para isso, compare o desempenho antes e depois, sem perder de vista os objetivos definidos.

4. Antecipe ações

Com metas realizáveis, métricas sólidas e processos de avaliação bem definidos, seu setor de RH será capaz de antever possíveis obstáculos e tomar medidas a tempo. Dependendo do volume de dados disponível, sua empresa ganha a capacidade de prever consequências por meio de cálculos estatísticos e de probabilidade.

Vale destacar que a análise de dados aplicada à gestão de RH é uma tendência inovadora para a gestão das empresas. É o que comprova a pesquisa “People Analytics: um novo olhar”, da consultoria PwC. De acordo com o estudo, os dados são utilizados para tomar decisões estratégicas em apenas 17% das empresas brasileiras.

Considere os números e não deixe de contar com o suporte digital, na forma de softwares e de um ERP confiável. Assim, você será capaz de estruturar dados para fazer a diferença nos negócios e para atrair e reter mais talentos com ajuda do People Analytics..

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