Você sabe quais são os benefícios de uma logística bem definida?

A cadeia produtiva pode ser entendida como o conjunto de processos em logística que começa no produtor até a chegada de uma mercadoria às mãos do consumidor. É um percurso no qual os setores primário, secundário e de serviços se conectam por meio de distribuidores e canais de vendas. Gerir bem esse fluxo é portanto um grande desafio.

Na sequência, vamos mostrar por que uma logística bem estruturada faz toda a diferença, ajudando você ganhar uma nova visão sobre seus benefícios e vantagens. Vamos em frente?

A importância da logística na empresa

Disse o célebre general Sun Tzu que “a linha entre a desordem e a ordem está na logística”. Como se pode perceber, é no meio militar e toda sua hierarquia e disciplina que esse ramo do conhecimento se destaca ainda mais. Nada mais coerente, afinal, uma campanha não pode ser bem sucedida se faltarem recursos para as tropas em ação.

No meio empresarial, a “guerra” pela conquista de mercados e clientes também pode ser ganha com processos logísticos bem estruturados. Saiba porque nos próximos tópicos, nos quais destacamos as vantagens diretas de uma cadeia de suprimentos bem organizada.

5 benefícios de uma boa cadeia logística para a empresa e os gestores

Cumprimento de prazos

Quem trabalha com vendas normalmente precisa definir metas a serem batidas. Se elas não são alcançadas, o negócio perde liquidez e lucratividade, ficando impossibilitado de honrar com seus compromissos e pagar seus impostos. Nesse aspecto, o fator tempo é fundamental, uma vez que metas de vendas só fazem sentido quando estão limitadas a um período pré-definido.

Ganhos em escala

Quando se conhecem bem as dinâmicas envolvidas em uma cadeia logística, torna-se possível identificar oportunidades de melhoria e até a gestão fiscal. Alteração de modal de transporte, redução de intermediários e mudanças de rota são alguns exemplos de ações nesse sentido.

Detecção de falhas mais rápida

O mapeamento da cadeia de suprimentos é fundamental para identificar falhas ao longo da distribuição. Danos em mercadorias, vícios na operação e até fraudes são alguns problemas que podem ser mais facilmente superados antes que venham a provocar prejuízos maiores.

Ainda deve-se considerar o impacto do roubo de cargas, crime que, no Brasil, é uma das maiores fontes de perdas para os envolvidos nas operações logísticas. Embora os índices tenham diminuído em 2018, segundo a NTC, o problema ainda é grave. Só no ano passado, os prejuízos com roubos totalizaram R$ 1,47 bilhão.

Mais organização 

Processos logísticos bem definidos aumentam a previsibilidade do negócio como um todo. Dessa forma, a empresa torna-se capaz de se antecipar antes que custos com impostos, transporte e fornecedores venham a diminuir as receitas esperadas.

Essa é a base para negócios que registram crescimento de forma sustentável. Como eles sabem de antemão quais são os maiores geradores de despesas, conseguem se organizar de maneira a diminuí-las ou mesmo eliminá-las por completo. 

Redução de gastos

Por falar em redução de despesas, essa é, em última análise, o maior dos benefícios que uma cadeia de suprimentos bem azeitada pode proporcionar. Menos gastos, por sua vez, trazem como resultado o aumento nas receitas, que podem ser reinvestidas em tecnologia e gestão.

Sendo assim, a logística bem definida é o alicerce sobre o qual as empresas envolvidas podem crescer e prosperar em conjunto. É o chamado “ganha-ganha” em que os benefícios de um são repassados, formando um ciclo virtuoso e de crescimento. Invista nisso e com certeza seus resultados serão muito melhores!

Gostou do conteúdo e quer continuar bem informado? Curta a página da Ágere no Facebook e receba artigos direto em seu feed de notícias!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *