A transformação digital vem atingindo em cheio as empresas, mas não é só de comprar online que estamos falando. Um dos setores onde esse fenômeno tem mais impacto é no RH, com 56% das empresas já migrando para um software de gestão de RH.
Além de aumentar a eficiência e o controle dos funcionários, os softwares de gestão de Recursos Humanos também permitem gerenciar as rotinas do departamento pessoal — repletas de processos, burocracias e demandas estritamente digitais como o eSocial.
Afinal, para que serve um sistema de gestão de RH?
O objetivo principal de um bom software de gestão de RH é acelerar processos que antes demandava um tempo precioso do seu time de Recursos Humanos. Esse sistema faz isso basicamente automatizando tarefas e rotinas administrativas desse setor.
Dessa forma, o time de RH pode voltar-se ao que mais trará retorno à sua empresa: trazer mais produtividade, retenção e regularidade na rotina dos empregados do negócio.
4 dicas cruciais para escolher um software de gestão de RH
Que um software de gestão para auxiliar seu time é uma mão na roda na hora de administrar a empresa, você já sabe. Porém, escolher o software certo pode ser um desafio mesmo para quem já tem experiência gerenciando o RH.
Por isso, separamos 4 dicas cruciais que devem lhe ajudar no processo de escolha da melhor solução para a sua empresa. Vamos conferir?
1. Saiba o que seu RH realmente precisa
O primeiro passo para escolher a melhor solução para a empresa é entender as necessidades reais dos seus colaboradores. E não existe ninguém melhor para lhe dizer quais são as reais necessidades da gestão de pessoas que o RH.
2. Entenda as funcionalidades da ferramenta
Cada ferramenta tem um diferencial. Muitas soluções macro costumam não conseguir atender às necessidades da equipe que gerencia as pessoas da sua empresa, pois estão mais voltadas para a visão de negócio.
Por isso, é importante conhecer as funcionalidades das ferramentas avaliadas e entender que um software com ênfase em recursos humanos cobrirá melhor as suas demandas.
3. Avalie um treinamento especializado
Todo software exige uma curva de aprendizado. Por isso, é bom levar em consideração se o produto escolhido oferece o treinamento da plataforma. Alguns fornecedores podem até cobrar à parte pelo treinamento e capacitação da sua equipe.
Se isso já estiver previsto na sua estrutura de custos, maravilha. Se não, avalie ferramentas mais intuitivas ou que até mesmo oferecem esse treinamento como parte do pacote contratado.
4. Calcule o custo x benefício
Outro ponto a ser pensado é o valor que a ferramenta agregará na empresa. Entenda as suas necessidades, volume de funcionários, perfil de contratações, etc. Assim, você pode encontrar a solução com o melhor custo x benefício para o departamento pessoal.
Com essas dicas você agora tem conhecimento de como escolher um software de gestão de RH e poder definir qual se encaixa melhor a sua realidade empresarial. Lembre-se de tratar bem os recursos da sua empresa e investir tempo para garantir que esses recursos não sejam usados em um software problemático.
Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de uma avaliação sobre a solução ideal para sua empresa? Entre em contato conosco!
Deixe um comentário