Implementar a gestão de RH nas PMEs é um passo importante para sobrevivência e crescimento dessas organizações. Afinal, independentemente do porte, otimizar desempenho, esforço, custo e tempo constrói vantagens competitivas, e isso deve ser feito em áreas centrais, como é o caso dos Recursos Humanos.
No entanto, muitas empresas têm dificuldades em enxergar o papel estratégico desse investimento. Logo, sem dar a devida urgência, perdem oportunidades de melhorar os resultados e ocupar espaço no segmento em que atuam.
Neste conteúdo, abordamos 5 motivos para implementar a gestão de RH nas PMEs. Continue lendo para conhecer os principais benefícios da área e qual a sua importância para a sobrevivência do negócio!
Qual é a importância gestão de RH para PMEs?
Muitas empresas não conseguem crescer ou fecham as portas não porque seus produtos ou serviços sejam irrelevantes, mas por falta de organização e alocação correta de recursos. É o que revela, por exemplo, a pesquisa de sobrevivência das organizações do Sebrae, em que falta de planejamento e gestão estão entre as principais causas de mortalidade.
O mesmo estudo revela que um dos principais desafios é lidar com a gestão de competências. Isso porque, a falta de investimentos na capacitação da mão de obra também consta como fator determinante para as empresas fecharem.
O problema de contar com profissionais qualificados começa já nos recrutamentos. Na pesquisa de escassez de talentos do ManpowerGroup, 51% dos empregadores relatam falta de competências técnicas ou comportamentais como principais dificuldades para contratar.
Os desafios mostram a importância da gestão de RH para PMEs. Sem ela, o empreendimento fica desgovernado em um setor-chave. Teremos colaboradores insatisfeitos e menos produtivos, baixa confiabilidade de informações, falta de dados para mensurar o desempenho, dificuldades para concretizar a estratégia organizacional e uma série de outros problemas.
Tudo isso independe do porte. As organizações colhem os frutos da atuação de seus colaboradores— que pode ser um obstáculo ou uma vantagem competitiva conforme a nossa capacidade de implementar uma gestão de RH eficiente.
Por que implementar a gestão de RH nas PMEs?
Ao contar com as ferramentas da gestão de RH, os responsáveis pelo setor serão capazes de enfrentar os desafios da área e qualificar as equipes para concretizar a estratégia organizacional. Veja 5 motivos para implementar essa prática:
1. Mapeamento de competências
A primeira vantagem é ser capaz de analisar a estratégia da PME e buscar lacunas (gaps) nos conhecimentos, habilidades e atitudes das equipes. Trata-se de entender o quão distantes operários, vendedores, contadores, gerentes etc. estão do ideal em termos de competências técnicas e comportamentais.
2. Análise de desempenho dos funcionários
Outra é acompanhar a quantidade e qualidade dos serviços dos colaboradores, a fim de subsidiar decisões, feedbacks, distribuição de recompensas etc.
3. Recrutamento mais assertivo
Uma gestão eficiente também elaborará recrutamentos para suprir as lacunas de competência identificadas no mapeamento. Isso significa encontrar alguém com qualificação técnica e comportamental aderente às necessidades.
4. Criação dos planos de carreira
Um quarto benefício é planejar o crescimento do colaborador e esclarecer os seus benefícios na empresa. O plano de carreira, muitas vezes, permite que as PMEs compitam por talentos com organizações maiores, uma vez que o candidato verá os ganhos de longo prazo.
5. Treinamento de equipe
Por fim, além de identificar gaps de competência, a gestão de RH contribui com programas voltados para desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos pelos cargos da empresa.
Qual é o papel da tecnologia?
Os softwares de gestão de RH facilitam a implementação dos processos e sistemas. Ademais, com a automação de tarefas, não é necessário ter uma equipe grande para realizar um trabalho competente na área.
Por isso, é possível dizer que, atualmente, a gestão de RH nas PMEs é uma realidade e sua empresa também reúne as condições para contar com os seus benefícios. Esses benefícios podem ser a diferença entre o crescimento ou o fechamento da sua empresa.
Se este conteúdo foi útil, siga nossas páginas no Facebook, no Youtube e no LinkedIn para ficar atualizado com as principais tendências de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas!
Deixe um comentário