5 tendências da gestão de RH para os próximos anos

As tendências da gestão de RH são de conhecimento quase obrigatório. Quem exerce uma função de liderança tem a missão de acompanhar o mercado e buscar soluções que contribuam para os resultados das empresas em que atuam.

No caso das inovações desse setor, vemos novidades no sentido de melhorar o suporte para os funcionários, simplificar processos, otimizar tempo e minimizar custos. Logo, ferramentas úteis e que representam vantagens competitivas.

Por isso, continue a leitura do conteúdo para conhecer as 5 tendências da gestão de RH mais importantes da atualidade. Ao final, você estará ainda mais preparado para propor soluções para sua empresa.

1.Transformação digital

O RH Digital já é uma realidade em diversas empresas. Com o auxílio da tecnologia da informação, o setor vem passando por mudanças significativas com o desenvolvimento de softwares e aplicativos para atender às suas demandas, como soluções de recrutamento, treinamento, gestão e avaliação de pessoas.

A presença da computação é notória. Armazenamento na nuvem, ERPs, páginas de divulgação de vagas, cursos ead e diversas outras utilidades são oferecidas pela internet. E, cresce também as possibilidades de personalização, uma vez que a empresa pode contar com parceiros para desenvolver e implementar soluções próprias.

2. Captação de talentos

A preocupação com obter profissionais de potencial elevado também se tornou uma constante. Conforme relatório do Manpowergroup, o índice de escassez de talentos do Brasil chega a 34%, sendo que falta de candidatos (8%), a de competência técnica (33%) e a de competência comportamental (19%) estão entre as maiores dificuldades para contratar.

Por isso, é importante desenvolver aspectos relevantes para tornar a empresa mais atrativa, e isso se consolidou como uma das tendências da gestão de RH. Melhorar a experiência do colaborador, o clima organizacional, os planos de carreira etc. são questões frequentemente nos dias atuais.

3. Análise comportamental

A transformação digital da sociedade criou um cenário em que mudanças são rápidas e constantes. Essa instabilidade eleva o peso das competências comportamentais, uma vez que a técnica pode rapidamente perder a validade. Consequentemente, o RH passou a ser demandado pela identificação dos gaps dessas competências, o que requer ferramentas de análise como testes psicológicos e tecnologias de People Analytics.     

4. Flexibilidade de horário

A jornada tradicional de 8 horas diárias já não atende todos os modelos de gestão, localidades e segmentos de mercado. Hoje, há formas de reduzir o tempo ocioso e aproximar a jornada de trabalho às necessidades da empresa, como o homeoffice, regime de tempo parcial e banco de horas. As mudanças da Reforma Trabalhista foram úteis nesse sentido.     

5. Automação de processos

Uma última tendência é transferir atividades repetitivas para aplicativos, como emitir documentos, gerar relatórios, reunir e exibir dados para tomada de decisão etc. Nos melhores softwares de gestão de RH,  com uma única ação, é possível alimentar todos os setores da empresa com informações sobre os colaboradores, como diretoria, contabilidade e financeiro.

Perceba que as inovações do setor caminham no sentido de tornar as atividades menos burocráticas e mais aderentes às necessidades da empresa. Assim, além da incorporação da tecnologia, busca-se colaboradores capazes de lidar com diferentes cenários e mudanças nas jornadas para que ela esteja mais próxima das demandas de negócios.

Sendo assim, ao conhecer tendências da gestão de RH e colocá-las em prática, o setor contribui para deixar a organização mais competitiva e para adaptá-la aos desafios da atualidade.

Quer entender um pouco mais sobre as mudanças? Leia nosso conteúdo sobre por que investir em um software de gestão de RH e entenda os reflexos da tecnologia nessa área!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *