Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, divulgada no portal G1, aponta que mais da metade dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos em seus respectivos empregos. Nesse contexto, motivar os colaboradores é um dos muitos desafios a serem superados pelas empresas em nosso país.
Contudo, por mais desafiador que seja, com criatividade, planejamento e ações organizadas, é possível fazer uma limonada desse limão. Assim, o que seria um problema pode se tornar um ponto de partida para uma convivência feliz e produtiva em todos os sentidos.
Saiba o que sua empresa pode fazer para motivar o seu patrimônio mais valioso, as pessoas, e contribua para que seus postos de trabalho sejam disputados pelos melhores profissionais!
1. Crie um ambiente de trabalho agradável
Já que é no trabalho que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, nada mais adequado que ele seja um local em que seus colaboradores gostem de permanecer. Veja, por exemplo, o que faz o Google.
Seus escritórios são construídos não só para comportar estações de trabalho, mas também para estimular funcionários a dar o seu melhor. Isso é possível graças a investimentos em um segmento recente do ramo da construção civil e decoração, a neuroarquitetura. Trata-se de uma especialidade na qual os espaços corporativos são desenvolvidos para refletir a cultura, os valores e as aspirações de uma empresa.
É um ótimo exemplo de que, com criatividade e profissionais certos, é possível organizar o local de trabalho para que ele inspire as pessoas.
2. Promova treinamentos internos
Outro exemplo que podemos extrair da experiência do maior motor de busca na internet é que inovar é preciso. Um estudo da consultoria Rise mostra que as empresas que estimulam a participação dos seus colaboradores em processos de inovação crescem o dobro dos concorrentes.
Tudo isso serve para ilustrar um outro aspecto muito importante no sentido de manter funcionários motivados: o treinamento e o aperfeiçoamento. A já citada pesquisa da Rise também revela outro dado importante. Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, as empresas investem, em média, 80% mais horas em treinamento de pessoas do que a média mundial.
Dessa forma, fica evidente que essa é uma maneira de motivar seus colaboradores ao mesmo tempo em que mantém sua empresa competitiva e, se não à frente, ao menos a par do que faz a concorrência.
3. Desenvolva um plano de carreira
Em geral, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) deixam de lado um componente bastante útil para elevar a motivação dos funcionários, o plano de carreira. Quando elaborado de forma clara e consistente, é um dos meios mais eficazes para gerar motivação. Isso acontece porque as dúvidas sobre o futuro e o que fazer para se manter no emprego desaparecem.
Com critérios claros, fica mais fácil para o colaborador pensar no seu futuro. Assim, a tendência é de que ele se sinta mais engajado para continuar desempenhando suas funções. Até mesmo empresas de pequeno porte podem desenvolver um planejamento que contemple a progressão profissional de seus funcionários.
Para isso, basta estipular de forma direta e simples o que cada um precisa para subir um degrau. Essa escalada pode ser materializada por meio de aumento no salário, benefícios e responsabilidades maiores. E lembre-se sempre de mostrar que, com o crescimento individual, vem o crescimento da empresa.
4. Estimule momentos de descontração
O tradicional happy hour, pelo visto, já não é mais um evento extraoficial. Isso porque não são poucas as empresas que incorporaram o costume de sair depois — ou até mesmo durante — do expediente para beber e conversar em clima de descontração.
É o caso dos profissionais dos sites Groupon e Kanui. No primeiro, às sextas-feiras, bebidas, petiscos e aperitivos são servidos no escritório, como numa autêntica festa. Já na Kanui, a diversão começa no meio do expediente, com a largada dada por volta das 15h. É o momento em que todos os funcionários podem alternar suas atividades com um papo informal, enquanto degustam bebidas e aperitivos.
Evidentemente, é preciso conhecer muito bem a cultura da sua empresa antes de promover atividades lúdicas ou eventos informais. Identificados os limites e as preferências do seu público interno, organize a festa e motive ainda mais seus colaboradores.
5. Mantenha os canais de comunicação abertos
Uma outra maneira simples de elevar o moral e encorajar as pessoas a dar o melhor de si é manter os canais de comunicação sempre abertos. Nesse caso, considere que é bem provável que seus funcionários tenham ideias, sugestões ou, até mesmo, comentários que podem ajudar sua empresa a melhorar.
Seja uma simples observação sobre o ambiente de trabalho, seja uma ideia para um novo negócio, não deixe de ouvir as pessoas, pois elas sempre têm algo a acrescentar. Na pior das hipóteses, pelo menos, você fica conhecendo melhor seus colaboradores, o que já é um avanço.
Recursos simples como a boa e velha caixa de sugestões, e-mail institucional ou grupos de WhatsApp podem funcionar como pontes entre você e as pessoas em sua empresa. Use com critério e estimule o diálogo.
6. Dê retorno sobre as atividades
Da mesma forma que a falta de comunicação pode desestimular, a ausência de feedbacks sobre os resultados das atividades de seus profissionais exerce impacto sobre a motivação.
Líderes que expõem com clareza e de forma tranquila o que pensam sobre seus colaboradores e sobre o que eles fazem tendem a conquistar empatia com mais facilidade. Assim, você mostra que está atento e que as funções exercidas por seus funcionários são, de fato, importantes.
Entretanto, é preciso ser criterioso e justo. Quando um trabalho merecer elogios, faça-o na frente de todos. Do contrário, se merecer críticas, procure dar seu feedback em particular. Além disso, não seja um líder autocrático. Procure dar às pessoas o que elas merecem na medida certa e certamente você terá seus profissionais sempre ao seu lado.
Colocando em prática as dicas que acabamos de passar, você será capaz de motivar os colaboradores de forma permanente, afinal, a continuidade também é um incentivo.
E na sua empresa, você já colocou em prática alguma dessas dicas ou seus colaboradores estão precisando de um gás? Queremos saber sua opinião. Deixe um comentário e teremos um grande prazer em responder!
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