6 dicas e ações para motivar os colaboradores da sua empresa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, divulgada no portal G1, aponta que mais da metade dos trabalhadores brasileiros estão insatisfeitos em seus respectivos empregos. Nesse contexto, motivar os colaboradores é um dos muitos desafios a serem superados pelas empresas em nosso país.

Contudo, por mais desafiador que seja, com criatividade, planejamento e ações organizadas, é possível fazer uma limonada desse limão. Assim, o que seria um problema pode se tornar um ponto de partida para uma convivência feliz e produtiva em todos os sentidos.

Saiba o que sua empresa pode fazer para motivar o seu patrimônio mais valioso, as pessoas, e contribua para que seus postos de trabalho sejam disputados pelos melhores profissionais!

1. Crie um ambiente de trabalho agradável

Já que é no trabalho que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, nada mais adequado que ele seja um local em que seus colaboradores gostem de permanecer. Veja, por exemplo, o que faz o Google.

Seus escritórios são construídos não só para comportar estações de trabalho, mas também para estimular funcionários a dar o seu melhor. Isso é possível graças a investimentos em um segmento recente do ramo da construção civil e decoração, a neuroarquitetura. Trata-se de uma especialidade na qual os espaços corporativos são desenvolvidos para refletir a cultura, os valores e as aspirações de uma empresa.

É um ótimo exemplo de que, com criatividade e profissionais certos, é possível organizar o local de trabalho para que ele inspire as pessoas.

2. Promova treinamentos internos

Outro exemplo que podemos extrair da experiência do maior motor de busca na internet é que inovar é preciso. Um estudo da consultoria Rise mostra que as empresas que estimulam a participação dos seus colaboradores em processos de inovação crescem o dobro dos concorrentes.

Tudo isso serve para ilustrar um outro aspecto muito importante no sentido de manter funcionários motivados: o treinamento e o aperfeiçoamento. A já citada pesquisa da Rise também revela outro dado importante. Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, as empresas investem, em média, 80% mais horas em treinamento de pessoas do que a média mundial.

Dessa forma, fica evidente que essa é uma maneira de motivar seus colaboradores ao mesmo tempo em que mantém sua empresa competitiva e, se não à frente, ao menos a par do que faz a concorrência.

3. Desenvolva um plano de carreira

Em geral, Pequenas e Médias Empresas (PMEs) deixam de lado um componente bastante útil para elevar a motivação dos funcionários, o plano de carreira. Quando elaborado de forma clara e consistente, é um dos meios mais eficazes para gerar motivação. Isso acontece porque as dúvidas sobre o futuro e o que fazer para se manter no emprego desaparecem.

Com critérios claros, fica mais fácil para o colaborador pensar no seu futuro. Assim, a tendência é de que ele se sinta mais engajado para continuar desempenhando suas funções. Até mesmo empresas de pequeno porte podem desenvolver um planejamento que contemple a progressão profissional de seus funcionários.

Para isso, basta estipular de forma direta e simples o que cada um precisa para subir um degrau. Essa escalada pode ser materializada por meio de aumento no salário, benefícios e responsabilidades maiores. E lembre-se sempre de mostrar que, com o crescimento individual, vem o crescimento da empresa.

4. Estimule momentos de descontração

O tradicional happy hour, pelo visto, já não é mais um evento extraoficial. Isso porque não são poucas as empresas que incorporaram o costume de sair depois — ou até mesmo durante — do expediente para beber e conversar em clima de descontração.

É o caso dos profissionais dos sites Groupon e Kanui. No primeiro, às sextas-feiras, bebidas, petiscos e aperitivos são servidos no escritório, como numa autêntica festa. Já na Kanui, a diversão começa no meio do expediente, com a largada dada por volta das 15h. É o momento em que todos os funcionários podem alternar suas atividades com um papo informal, enquanto degustam bebidas e aperitivos.

Evidentemente, é preciso conhecer muito bem a cultura da sua empresa antes de promover atividades lúdicas ou eventos informais. Identificados os limites e as preferências do seu público interno, organize a festa e motive ainda mais seus colaboradores.

5. Mantenha os canais de comunicação abertos

Uma outra maneira simples de elevar o moral e encorajar as pessoas a dar o melhor de si é manter os canais de comunicação sempre abertos. Nesse caso, considere que é bem provável que seus funcionários tenham ideias, sugestões ou, até mesmo, comentários que podem ajudar sua empresa a melhorar.

Seja uma simples observação sobre o ambiente de trabalho, seja uma ideia para um novo negócio, não deixe de ouvir as pessoas, pois elas sempre têm algo a acrescentar. Na pior das hipóteses, pelo menos, você fica conhecendo melhor seus colaboradores, o que já é um avanço.

Recursos simples como a boa e velha caixa de sugestões, e-mail institucional ou grupos de WhatsApp podem funcionar como pontes entre você e as pessoas em sua empresa. Use com critério e estimule o diálogo.

6. Dê retorno sobre as atividades

Da mesma forma que a falta de comunicação pode desestimular, a ausência de feedbacks sobre os resultados das atividades de seus profissionais exerce impacto sobre a motivação.

Líderes que expõem com clareza e de forma tranquila o que pensam sobre seus colaboradores e sobre o que eles fazem tendem a conquistar empatia com mais facilidade. Assim, você mostra que está atento e que as funções exercidas por seus funcionários são, de fato, importantes.

Entretanto, é preciso ser criterioso e justo. Quando um trabalho merecer elogios, faça-o na frente de todos. Do contrário, se merecer críticas, procure dar seu feedback em particular. Além disso, não seja um líder autocrático. Procure dar às pessoas o que elas merecem na medida certa e certamente você terá seus profissionais sempre ao seu lado.

Colocando em prática as dicas que acabamos de passar, você será capaz de motivar os colaboradores de forma permanente, afinal, a continuidade também é um incentivo.

E na sua empresa, você já colocou em prática alguma dessas dicas ou seus colaboradores estão precisando de um gás? Queremos saber sua opinião. Deixe um comentário e teremos um grande prazer em responder!


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