7 dicas valiosas para economizar com a gestão de RH

Economizar com a gestão de RH é o “sonho de consumo” de líderes e gestores de Recursos Humanos, afinal, trata-se de um dos setores mais dispendiosos em organizações de todos os tamanhos. Só a folha de pagamento, por exemplo, pode consumir entre 10% a 15% — e até mais — do orçamento de um negócio, dependendo do segmento em que a empresa atue.

Deve-se destacar que um RH eficiente consegue fazer suas entregas de uma forma otimizada. Assim, poupa tempo e recursos financeiros, conseguindo ter tempo e capital para investir na parte estratégica. Por isso, conheça agora 7 dicas que vão ajudar você a dar um upgrade na gestão de RH em sua empresa!

1. Assertividade na contratação 

Processos seletivos demorados representam custos maiores, em função da paralisação de atividades produtivas de seus colaboradores para se dedicarem ao recrutamento. Por isso, a dica número um a ser observada é sempre cuidar para que suas contratações sejam feitas dentro de um cronograma e ter critérios muito bem definidos para admissão.

2. Adotar o banco de horas

Há casos em que o pagamento de horas extras consome uma fatia expressiva do orçamento, em especial quando o trabalho é aos finais de semana ou feriados. Por isso, considere a adoção do banco de horas como forma de aliviar o peso das horas cumpridas fora do horário de expediente normal.

3. Terceirizar serviços

Outra forma de economizar com a gestão de RH é recorrer ao outsourcing, ou terceirização, como é conhecido no Brasil. Por meio dessa prática, sua empresa não só evita os custos com os pesados encargos trabalhistas. Ela também poupa ao delegar a uma empresa especializada os processos seletivos, demissionais e de rotina, como exames periódicos. 

4. Gerir o contencioso trabalhista

Ações trabalhistas custam muito caro para as empresas porque podem representar um grande desfalque financeiro de uma só vez. Nesse aspecto, vale apostar no seguro garantia judicial e em medidas preventivas. Entre elas estão a formalização por escrito de toda e qualquer mudança na jornada de trabalho, além daquelas ligadas a pagamentos e concessão de benefícios. 

5. Evite o turnover

Um estudo da Fecomércio-SP mostra que o turnover, ou o índice de rotatividade, ainda apresenta números bastante elevados no Brasil. Trata-se de um problema a ser evitado, já que, entre suas danosas consequências, estão a perda da produtividade e o aumento nos custos com contratações e demissões. Por isso, a solução mais indicada é desenvolver políticas e estratégias para retenção de colaboradores.

6. Retenha os talentos 

Uma pesquisa da Virgin apurou que, para 78% das empresas,o bem-estar dos funcionários é parte essencial de seus planos de negócios. Isso tem tudo a ver com a forma mais eficaz de reduzir os custos com rotatividade, contratações e demissões: a retenção de talentos. Invista nas pessoas e, assim, diminua o impacto de custos que poderiam ser muito maiores.

7. Adoção de um software de RH 

Não se pode falar em otimização de processos e aumento da eficiência sem o apoio da tecnologia, certo? Por isso, a aquisição de um software de RH é uma medida fundamental para acelerar processos e otimizar atividades rotineiras.

Sendo assim, nossa dica final é para que sua empresa invista no Senior, a solução da Ágere que vai turbinar seu setor e, claro, ajudar a economizar com a gestão de RH.

Tome uma decisão que vai impactar positivamente a sua gestão de Recursos Humanos, entre em contato conosco e deixe para trás os custos da ineficiência!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *