Os processos seletivos são os meios utilizados para escolher os colaboradores que mais se encaixam em determinada vaga e que contribuirão para que a empresa cresça cada vez mais. É uma etapa muito importante dentro das organizações e que merece e precisa ser respeitada como tal.
Uma contratação mal feita pode ter uma série de consequências negativas, como a necessidade da realização de um novo recrutamento, em pouco tempo. Além disso, isso causará prejuízos significativos à companhia, por causa de um mau funcionário ou uma contratação de um perfil errado para o cargo. Para que tudo dê certo, alguns passos são essenciais, por isso, listamos abaixo quais são eles. Acompanhe!
Planeje todo o processo
Antes de tudo, é necessário que se planeje bem a vaga que deverá ser preenchida. Crie uma lista daquilo que é esperado dos candidatos, como formação, habilidades técnicas, perfil comportamental, entre outras características que são indispensáveis para a atuação no seu negócio.
Dedique um tempo considerável para essa etapa, pois ela guiará todos os outros passos dos processos seletivos que você realizará. Se ela não for bem planejada, o resto não será satisfatório.
Atraia os talentos
Chegou o momento de atrair os potenciais colaboradores da empresa. Faça-o de modo que você chame a atenção somente das pessoas que realmente se encaixam no perfil da vaga. Deixe bem claro aquilo que a organização espera e quais são os critérios obrigatórios. Evidencie, ainda, o que poderá desclassificar o candidato imediatamente, como o envio de currículo sem pretensão salarial, se for o caso.
Uma boa dica aqui também é anunciar as vagas em sites especializados. Utilizar as redes sociais costuma ser, ainda, uma estratégia que gera bons resultados, pelo grande alcance que elas têm atualmente.
Selecione os melhores perfis
O momento de atração costuma fazer com que a empresa receba centenas e até milhares de currículos. A primeira triagem já começa aí. Selecione os candidatos que realmente têm o perfil que você deseja e aqueles que podem ser importantes em processos seletivos posteriores.
Feito isso, convide-os para a entrevista. Escolha qual é o melhor método de avaliação para o seu empreendimento. As dinâmicas em grupo podem ser uma importante ferramenta. As entrevistas individuais, por sua vez, além de muito relevantes, podem ser feitas em duas ou mais etapas, caso você considere necessário para poder conhecer bem o profissional.
Verifique se a vaga foi preenchida pela pessoa certa
Muitas pessoas, até mesmo aquelas que já trabalham no RH, costumam ignorar uma importante etapa dos processos seletivos: a verificação dos resultados que foram obtidos.
Analisar se a vaga foi corretamente preenchida, se os critérios utilizados para a contratação foram importantes, entre outras questões, é essencial para que os próximos recrutamentos sejam melhores continuamente.
A tecnologia pode ajudar a gestão do rh para que ela otimize os processos seletivos. A Senior, por exemplo, oferece um software que é um verdadeiro RH digital, capaz de integrar todas as informações do setor e de promover a autogestão e a integração entre os colaboradores, e mais várias outras vantagens.
Para conhecer mais a respeito desse serviço, acesse agora o site e dê as boas-vindas a uma realidade muito mais eficiente no seu negócio.
Deixe um comentário