Como desenvolver a comunicação interna de uma empresa?

A comunicação interna é um setor estratégico no contexto empresarial, já que exerce influência em um fator muito importante: a motivação. Estudos comprovam que, em empresas que zelam pela transparência e que encorajam seus colaboradores a se expressar percebem ganhos em produtividade.

É justo dizer que, onde há canais efetivos de comunicação, a tendência é que as pessoas se sintam mais à vontade — o que, em longo prazo, melhora a qualidade de vida. Os ganhos são individuais, mas são percebidos no coletivo.

Nas grandes empresas, não é de hoje que esse é um assunto tratado como prioritário. A novidade é que nas PMEs a comunicação também pode ser estruturada, gerando os mesmos benefícios. Avance na leitura para entender como isso é possível!

Inclua a comunicação interna no planejamento

Como ativo estratégico, a comunicação interna deverá ser planejada e incluída no planejamento da empresa em curto, médio e longo prazo. Entenda que, a partir do instante em que sua empresa se comunicar com seu público interno, precisará fazer isso de forma metódica. Isso significa não apenas cuidar de transmitir o que acontece no dia a dia, mas selecionar todo conteúdo que vier a repercutir em seus canais.

Não se trata de fazer agenda setting, mas de cuidar do que chega ao conhecimento das pessoas, a fim de mantê-las engajadas com as suas metas. Isso significa que, embora possa entreter, a comunicação corporativa deverá ser pensada prioritariamente como um canal de prestação de serviço.

Aposte em uma política de transparência

Já que o foco da comunicação que flui no âmbito institucional é ser um veículo de utilidade para o público interno, então ela deverá ser pautada pela transparência. Em um ambiente de confiança, a motivação aumenta pelo simples motivo de que as pessoas confiam nas fontes que apuram a informação recebida.

Por outro lado, ser transparente não é o mesmo que ser ingênuo. Como destacamos, a comunicação só é eficaz dentro das empresas quando mantêm as pessoas focadas nos objetivos corporativos. Portanto, zele pela transparência, mas sempre com o cuidado de não expor informação sigilosa ou que só deve ser tratada nos bastidores.

Use as redes sociais corporativas

Enquanto ainda se discute o papel das redes sociais como obstáculos à produtividade, há quem pense de uma outra forma. Foi o que fizeram os desenvolvedores da SocialBase, rede social voltada exclusivamente para o universo empresarial e corporativo.

Utilizada com critério e de forma controlada, uma rede social é um excelente veículo de comunicação empresarial. Em primeiro lugar, porque usa a internet como meio de propagação, o que significa informação instantânea.

Não menos importante, uma rede social desenvolvida com foco nas necessidades das empresas não deixa de ser uma ferramenta de negócios. Não seria mais interessante se as equipes pudessem se comunicar livres das distrações que aplicativos como WhatsApp, Telegram e Instagram naturalmente geram?

Promova atividades lúdicas

Mesmo que os canais de comunicação empresarial tenham como foco o serviço, é altamente recomendável que seja também uma forma de seus colaboradores interagirem sem as pressões do trabalho.

Para isso, sua empresa tem a opção de promover periodicamente atividades lúdicas que integrem as pessoas e depois possam ser divulgadas, reforçando o espírito de equipe. Afinal, se tem uma coisa que todos nós gostamos é de compartilhar bons momentos.

O tipo de atividade fica a critério da sua imaginação e bom senso. Pode ser um bingo beneficente, uma corrida de rua ou qualquer outra ação ou brincadeira que possa servir para unir ainda mais os seus colaboradores e repercutir em seus canais de comunicação.

Reconheça os talentos individuais

O reconhecimento dos bons profissionais é outro fator de motivação que deve ser tratado de forma estratégica. Empresas que vinculam o seu sucesso à participação dos seus colaboradores aumentam a fidelidade do seu público interno, o que nem sempre equivale a um contracheque maior.

Muitas vezes, um simples agradecimento à vista de todos basta para que o funcionário sinta que seu trabalho, de fato, faz a diferença. Assim, a comunicação corporativa ganha um papel ainda mais relevante, que é o de transmitir às pessoas que os líderes estão de olho em quem faz bem o seu trabalho.

Junte práticas tradicionais e as mais recentes

Na Comunicação Social, o advento de novos meios de difusão não representam o fim de outro. O rádio não acabou por causa da TV, que não vai acabar por causa da internet.

Portanto, considere que os tradicionais meios de promover interação continuam valendo, desde que não sejam os únicos.

A conhecida caixa de sugestões, por exemplo, pode e deve continuar presente, até porque, se não ajuda, certamente não atrapalha ninguém. Quanto mais oportunidades as pessoas tiverem de dar feedbacks, melhor. O mesmo vale para o tradicional mural institucional, no qual serão afixados avisos, publicações e tudo que for de interesse coletivo.

Tudo isso sem abrir mão das já citadas redes sociais, aplicativos para mobile e cloud computing. Considere ainda, dentro de suas possibilidades, desenvolver um app para sua empresa. É mais um canal em que seus colaboradores terão para se manifestar ou receber conteúdo que seja útil.

Conte com especialistas

Da mesma forma que sua empresa precisa de contadores para tratar dos impostos e de administradores para gerenciar, a comunicação precisa ser feita por profissionais qualificados. Designers, jornalistas, publicitários e relações-públicas são alguns dos especialistas com quem você deverá contar para formar o seu time.

E se a contratação de pessoal próprio sair mais cara do que você previa, considere o outsourcing de serviços. Existem empresas dedicadas a implementar e desenvolver mídias internas, com resultados tão bons quanto os que seriam percebidos com pessoal próprio.

Outro aspecto que deverá ser trabalhado por profissionais qualificados é o employer branding. Essa vertente do marketing consiste, entre outras coisas, em estimular seus colaboradores a serem evangelizadores da sua marca. Para isso, sua empresa deve investir em comunicação interna — a melhor forma de “vender o peixe” para os de casa.

Já que o assunto é comunicação, nada melhor do que ampliarmos o debate, concorda? Deixe um comentário, estamos certos de que você tem uma boa ideia para compartilhar!

 


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