Todas as áreas de uma empresa adotam métricas para avaliar seus resultados, e com o RH estratégico não é diferente. Só assim é possível identificar o que vem dando certo e o que ainda pode ser melhorado, a fim de ajustar o planejamento e melhorar o desempenho do negócio.
Nesse cenário, conhecer os melhores indicadores de RH é essencial para o sucesso de qualquer organização. Pensando nisso, listamos neste artigo os indicadores mais importantes para a sua empresa. Quer saber mais? Continue conosco!
O que são indicadores de RH?
Indicadores de RH são métricas relacionadas à gestão de pessoas de uma organização. Alguns deles têm forte influência nos resultados de toda a empresa e, por isso, ganham o status de KPIs — Key Performance Indicators (ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português).
A identificação e avaliação dos KPIs de RH é fundamental para compreender a real conjuntura da organização, além de definir quais medidas de gestão devem ser tomadas para aprimorar os processos operacionais.
Eles precisam ser simples, de fácil entendimento e mensuráveis (em porcentagens ou números absolutos). Assim, certamente serão entendidos por todos os colaboradores e poderão ser comparados a indicadores de períodos anteriores.
Quais são os indicadores de RH mais importantes?
Entre as inúmeras métricas que podem ser usadas para avaliar o trabalho do RH, algumas são consideradas essenciais em organizações de todos os portes e tamanhos. Vamos a elas:
Turnover
O turnover indica o volume de admissões e desligamentos que aconteceram na empresa em determinado período de tempo. Ou seja, é um indicador que mede a taxa de rotatividade de funcionários.
O ideal é manter esse número o mais baixo possível, já que um turnover alto significa que a empresa está falhando em reter seus talentos. Isso pode acontecer por diversos motivos: remuneração abaixo da média, clima interno ruim, gestores autoritários, entre outros. É essencial fazer uma pesquisa minuciosa para entender a raiz do problema.
Ter alta rotatividade traz diversos prejuízos para a organização, entre eles o aumento de despesas com processos de recrutamento. Substituir um funcionário pode custar até duas vezes o seu salário, sem contar os gastos com indenizações e verbas rescisórias, caso ele tenha sido demitido por iniciativa da empresa.
Além disso, fazer muitas trocas nas equipes prejudica o andamento dos projetos. Quanto mais tempo um grupo trabalha junto sem sofrer alterações, maior é a sinergia entre seus membros, o que implica mais produtividade e qualidade nas entregas. Sem isso, os processos ficam travados, e os profissionais não criam identificação com nenhuma atividade.
ROI de treinamentos
O ROI, ou retorno sobre o investimento, é um dos KPIs mais importantes do mundo corporativo. Ele compara os valores gastos em uma iniciativa e a receita trazida por ela, oferecendo ao gestor uma visão clara sobre o custo-benefício daquela atividade.
Ao aplicar esse conceito para avaliar treinamentos, é possível saber quais atividades de educação corporativa deram resultado e quais não foram efetivas. Para isso, é preciso analisar o desempenho dos colaboradores antes e depois da ação, para verificar se houve alguma melhoria significativa nos números.
Por exemplo, se o RH desenvolveu um curso online para melhorar a performance do time de vendas, o ROI só será satisfatório se o investimento aumentar consideravelmente o volume de contratos fechados. Caso contrário, será preciso identificar quais foram as falhas na montagem do treinamento e reformular as aulas para a próxima turma.
Salários e benefícios
Assim como o turnover, os pacotes de remuneração são indicadores diretamente ligados à retenção de talentos. Se os salários e benefícios estiverem abaixo da média do mercado, fatalmente os melhores funcionários sairão da empresa em busca de outras oportunidades.
Para evitar que isso aconteça, faça pesquisas com grupos sindicais e benchmarks da concorrência para tirar uma média salarial do mercado. Assim, será possível montar pacotes de remuneração atrativos e garantir a permanência dos profissionais por um bom tempo.
Também é importante verificar se a folha de pagamento é compatível com o orçamento da empresa. Do contrário, podem ocorrer atrasos nos salários ou até mesmo calotes nos funcionários, situações que geram descontentamento e aumentam a incidência de ações trabalhistas.
Absenteísmo
A taxa de absenteísmo indica a frequência de faltas e atrasos entre os colaboradores. Se esse número for muito alto, é necessário observar os motivos desse comportamento e trabalhar para corrigi-los. Afinal, funcionários ausentes tornam as equipes menos produtivas, o que causa um grande impacto nos resultados da organização.
As razões para o absenteísmo podem ser muitas, mas geralmente estão relacionadas a problemas médicos. Por isso, é importante analisar se a empresa oferece ergonomia, rotina equilibrada e programas de saúde e bem-estar. Conflitos com colegas e problemas pessoais também costumam aumentar a taxa de ausências.
Produtividade
A produtividade é um dos indicadores de RH mais importantes para tomar decisões a respeito do desenvolvimento dos funcionários. Se essa taxa estiver baixa, é preciso identificar quais competências técnicas ou comportamentais estão faltando para que o colaborador aumente seu desempenho.
O cálculo da produtividade leva em conta três elementos básicos: tempo, qualidade e custos. Dentro disso, temos fatores como atendimento aos prazos, satisfação dos clientes, redução de despesas e otimização de processos.
Tempo de contratação
O tempo que o RH leva para preencher uma vaga é de extrema importância para avaliar a qualidade do recrutamento. Quanto mais rápido um profissional for contratado, menos dias a equipe fica desfalcada. Além disso, processos seletivos que se arrastam por muito tempo costumam ser mais caros, o que causa prejuízos financeiros à empresa.
Existem outros indicadores igualmente importantes envolvidos nos processos de recrutamento, como o ROI e o tempo de permanência do candidato. Ambos são essenciais para medir o custo-benefício dos investimentos feitos e a precisão das contratações.
Como vimos ao longo do post, os indicadores de RH são primordiais para avaliar os serviços do departamento, além de indicar quais pontos devem ser aprimorados na gestão de pessoas. Por isso, use as dicas deste post com sabedoria e garanta o sucesso do seu negócio!
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo nas redes sociais! Assim, você ajuda outros profissionais a saberem mais sobre a importância dos indicadores de RH!
Deixe um comentário