Employer Branding: a importância de trabalhar a sua marca empregadora

Você já ouviu falar em Employer Branding?

Também conhecido como “Marca Empregadora”, Employer Branding é o termo usado para definir como é a reputação de uma empresa como empregadora. E para isso, são realizadas ações com o objetivo de reforçar os atributos de uma empresa, de modo a gerar valor para seus colaboradores internos e reforçar os atributos de marca, para assim fidelizar e atrair novos profissionais.

Por que ganhou e merece destaque?

Apesar de não ser novo, o termo ganhou destaque com o advento da internet, e mais precisamente com a fama das redes sociais. Se antes os colaboradores comentavam suas experiências apenas com um círculo pequeno de pessoas, agora possuem espaços para falar com muitas pessoas, desde redes especializadas até mesmo naquelas de uso mais comum. E a depender do tipo de conteúdo, isso pode abalar, e muito, a reputação de uma empresa.

Outro ponto importante de se destacar, é que as pessoas tendem a acreditar muito mais na opinião de alguém “comum” do que nas mensagens emitidas pelas próprias empresas.

Também podemos citar as mudanças que as relações de trabalho passaram. Se antes o dinheiro era o único motivo, hoje os profissionais buscam possibilidade de crescimento, desenvolvimento profissional, respeito e espaço para que possam expressar suas opiniões.

Benefícios do Employer Branding

Muitas empresas focam em campanhas de branding (ações para consolidar a marca), porém, além da criatividade e investimentos em mídia, é essencial que os colaboradores estejam engajados e aderentes ao posicionamento da marca, afinal serão eles os responsáveis por atender os clientes e representar a empresa diante do público de interesse.

Por onde começar

Dois aspectos essenciais para que o trabalho de Employer Branding traga retornos positivos são: cultura da empresa e EVP.

Um bom e eficiente projeto de Employer Branding terá sua base nos pilares estratégicos da empresa, seus valores e propósito. Assim sendo, ele deverá ser orientado pela cultura empresarial que rege a empresa. Afinal, o que será “vendido” no seu Employer Branding deverá ser o mesmo que o colaborador irá encontrar quando entrar na empresa.

Quando falamos em EVP (Employe Value Proposition), ou “proposta de valor ao colaborador”, estamos nos referindo ao diferencial que a empresa oferece aos seus colaboradores. É o que chamará atenção de novos talentos e é o que faz com que os colaboradores continuem na empresa, engajem-se e procurem sempre dar o melhor de si.

Para definir seu EVP, comece revisitando a história da empresa, seu propósito e todos os benefícios que ela oferece. Além disso, olhar para o mercado e ver o que os concorrentes oferecem também pode ser de grande valia para se inspirar.

Endomarketing e valorização profissional

Como dito, além de criar uma boa imagem e reputação de marca para o público externo, o Employer Branding também visa manter a imagem da marca para os colaboradores. E uma forma de mostrar a importância dos profissionais internos e engajá-los são as ações de Endomarketing.

Essas ações, comumente realizadas em datas comemorativas, servem para dar algum agrado aos colaboradores, mas também agradecê-los e reforçar a importância que a empresa vê e dá a eles.

E aqui, na Ágere, com o objetivo de valorizar e motivar as mães que fazem parte de nosso quadro de colaboradores, este ano as brindamos com um vale-presente, para que pudessem escolher o presente que mais as agradasse.

E como você já pode imaginar, essas ações têm muita relação com a área de Recursos Humanos, Recrutamento e Seleção, Atração e Retenção. E dentro do nosso HCM, você encontra muitas possibilidades para ter um RH mais ágil. Clique e saiba mais.


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