Como não é possível melhorar tudo simultaneamente, os profissionais de RH precisam escolher os pontos que terão maior influência no sucesso. Assim, uma boa sugestão é começar pelo gerenciamento de equipe e enfrentar os problemas de colaboração no trabalho.
Para ajudar nessa tarefa, logo abaixo, tiramos as principais dúvidas sobre o tema e abordamos como as boas práticas repercutem na produtividade e crescimento das empresas.
Sendo assim, continue a leitura para melhorar as suas habilidades de gerenciamento de equipe e transformar-se em um líder ainda mais competente!
O que é gerenciamento de equipes?
Equipes são unidades criadas para atingir um determinado objetivo, extraído da estratégia de negócios. Consequentemente, o gerenciamento diz respeito ao uso dos recursos e a alocação de pessoas para atingir os fins propostos, ficando a cargo de um líder que depende do grupo para alcançar metas dentro da empresa.
O gerente de pessoas, nesse sentido, é responsável por otimizar os valores disponíveis, especialmente a parcela do capital humano à sua disposição. Isso passa, entre outras coisas, por distribuir tarefas, motivar pessoas, reduzir gaps de competências, conceder feedbacks, monitorar o trabalho e recompensar os colaboradores.
A importância do gerenciamento de equipes
Enquanto unidade que precisa alcançar objetivos, a equipe encontra desafios internos e externos. Por isso, o gerenciamento é relevante para que os resultados não sejam aleatórios e frustrantes, mas direcionados estrategicamente para superar os obstáculos. Veja os principais efeitos das boas práticas:
- reduzir conflitos;
- melhorar indicadores-chave, como satisfação, turnover, absenteísmo e produtividade;
- engajar e motivar o time;
- reter talentos;
- aumentar o fit cultural;
- lidar com mudanças e incerteza;
- amenizar o clima organizacional.
As melhorias ocorrem porque o líder monitora constantemente a equipe e o ambiente de trabalho. Logo após, constrói expectativas quanto ao clima, motivação, turnover, desempenho etc., e define prioridades, tomando providências para aproximar a realidade dos níveis desejados.
Como o gerenciamento de equipes pode criar um time de sucesso?
A noção de unidade é indispensável para entender o conceito de equipe, uma vez que não se trata de um agrupamento qualquer de pessoas. O time de sucesso é um sistema— as partes (colaboradores) são interdependentes e formam um todo organizado (equipe).
Em seu livro Gestão de Pessoas, Idaberto Chiavenato organiza algumas características que diferenciam equipes de grupos:
- objetivo em comum;
- compartilhamento de interesses;
- decisões em conjunto;
- ações em conjunto;
- forte interconectividade e intercâmbio de ideias;
- multiplicação dos esforços;
- forte interação emocional e afetiva.
O gerenciamento de equipe lidera os processos de convergência, ou seja, a tendência de, ao conviverem e pertencerem a um grupo, as pessoas terem ações cada vez mais embasadas nas opiniões compartilhadas. Logo, ela deve conferir propósito, metas, valores, normas e outros elementos que sirvam de pilares desse processo que leva à construção da equipe.
Também, vale ressaltar, é por meio do gerenciamento que são identificadas as competências necessárias para montar um time capaz de cumprir os objetivos propostos e lidar com mudanças. Isso ocorre tanto na formação do conjunto, com recrutamentos e dispensas, como no desenvolvimento de pessoas.
Como isso impacta os resultados?
Resultado, produtividade, sucesso e crescimento dependem de equipes que, em suas áreas, favoreçam a concretização da estratégia de negócios. As vantagens competitivas podem significar várias coisas, como resolver problemas, criar bons produtos, atender bem, bater metas de venda, mas fato é que elas precisam existir.
Um dos diferenciais, nesse sentido, é o efeito multiplicador. Um time não soma esforços, mas constrói algo novo e com valor potencial muito maior, a partir de competências complementares. É a diferença entre ter os ingredientes sobre a mesa e fazer um bolo.
Além disso, os colaboradores passam a se identificar com a empresa, ficando mais comprometidos e engajados com a estratégia de negócios. Isso porque, no time, a organização deixa de ser uma pessoa jurídica ou um “CNPJ” e passa a ser vivida por meio de relações humanas e compartilhamento de uma cultura.
Sendo assim, o gerenciamento de equipes é um importante recurso para alcançar resultados, sendo recomendável que você se dedique ao tema e invista em soluções que possam melhorar a performance nessa área.
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