Gerenciamento de equipe: como ele impacta no sucesso da empresa?

Como não é possível melhorar tudo simultaneamente, os profissionais de RH precisam escolher os pontos que terão maior influência no sucesso. Assim, uma boa sugestão é começar pelo gerenciamento de equipe e enfrentar os problemas de colaboração no trabalho.

Para ajudar nessa tarefa, logo abaixo, tiramos as principais dúvidas sobre o tema e abordamos como as boas práticas repercutem na produtividade e crescimento das empresas. 

Sendo assim, continue a leitura para melhorar as suas habilidades de gerenciamento de equipe e transformar-se em um líder ainda mais competente!

O que é gerenciamento de equipes?

Equipes são unidades criadas para atingir um determinado objetivo, extraído da estratégia de negócios. Consequentemente, o gerenciamento diz respeito ao uso dos recursos e a alocação de pessoas para atingir os fins propostos, ficando a cargo de um líder que depende do grupo para alcançar metas dentro da empresa.

O gerente de pessoas, nesse sentido, é responsável por otimizar os valores disponíveis, especialmente a parcela do capital humano à sua disposição. Isso passa, entre outras coisas, por distribuir tarefas, motivar pessoas, reduzir gaps de competências, conceder feedbacks, monitorar o trabalho e recompensar os colaboradores. 

A importância do gerenciamento de equipes

Enquanto unidade que precisa alcançar objetivos, a equipe encontra desafios internos e externos. Por isso, o gerenciamento é relevante para que os resultados não sejam aleatórios e frustrantes, mas direcionados estrategicamente para superar os obstáculos. Veja os principais efeitos das boas práticas:

  • reduzir conflitos;
  • melhorar indicadores-chave, como satisfação, turnover, absenteísmo e produtividade;
  • engajar e motivar o time;
  • reter talentos;
  • aumentar o fit cultural;
  • lidar com mudanças e incerteza;
  • amenizar o clima organizacional.

As melhorias ocorrem porque o líder monitora constantemente a equipe e o ambiente de trabalho. Logo após, constrói expectativas quanto ao clima, motivação, turnover, desempenho etc., e define prioridades, tomando providências para aproximar a realidade dos níveis desejados.

Como o gerenciamento de equipes pode criar um time de sucesso?

A noção de unidade é indispensável para entender o conceito de equipe, uma vez que não se trata de um agrupamento qualquer de pessoas. O time de sucesso é um sistema— as partes (colaboradores) são interdependentes e formam um todo organizado (equipe).

Em seu livro Gestão de Pessoas, Idaberto Chiavenato organiza algumas características que diferenciam equipes de grupos:

  • objetivo em comum;
  • compartilhamento de interesses;
  • decisões em conjunto;
  • ações em conjunto;
  • forte interconectividade e intercâmbio de ideias;
  • multiplicação dos esforços;
  • forte interação emocional e afetiva.

O gerenciamento de equipe lidera os processos de convergência, ou seja, a tendência de, ao conviverem e pertencerem a um grupo, as pessoas terem ações cada vez mais embasadas nas opiniões compartilhadas. Logo, ela deve conferir propósito, metas, valores, normas e outros elementos que sirvam de pilares desse processo que leva à construção da equipe. 

Também, vale ressaltar, é por meio do gerenciamento que são identificadas as competências necessárias para montar um time capaz de cumprir os objetivos propostos e lidar com mudanças. Isso ocorre tanto na formação do conjunto, com recrutamentos e dispensas, como no desenvolvimento de pessoas.

Como isso impacta os resultados?

Resultado, produtividade, sucesso e crescimento dependem de equipes que, em suas áreas, favoreçam a concretização da estratégia de negócios. As vantagens competitivas podem significar várias coisas, como resolver problemas, criar bons produtos, atender bem, bater metas de venda, mas fato é que elas precisam existir.

Um dos diferenciais, nesse sentido, é o efeito multiplicador. Um time não soma esforços, mas constrói algo novo e com valor potencial muito maior, a partir de competências complementares. É a diferença entre ter os ingredientes sobre a mesa e fazer um bolo.

Além disso, os colaboradores passam a se identificar com a empresa, ficando mais comprometidos e engajados com a estratégia de negócios. Isso porque, no time, a organização deixa de ser uma pessoa jurídica ou um “CNPJ” e passa a ser vivida por meio de relações humanas e compartilhamento de uma cultura.

Sendo assim, o gerenciamento de equipes é um importante recurso para alcançar resultados, sendo recomendável que você se dedique ao tema e invista em soluções que possam melhorar a performance nessa área.

Então, o que você achou do conteúdo? Você enfrenta algum desafio que não foi abordado? Faça um comentário e contribua com a sua experiência na área!


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