Muito além das funções técnicas: a importância da área de RH

Selecionar, contratar, ajudar a construir equipes eficazes, promover um ambiente de trabalho saudável, entre outras funções. Atualmente, a área de RH não é vista apenas como operacional, muito pelo contrário é uma área essencial e estratégica para o crescimento das empresas.

No dia 3 de junho, foi celebrado o Dia dos Profissionais de RH. A data foi comemorada pela primeira vez em 1976, mesmo dia em que foi fundada a Federação Mundial de Associações de Gestão de Pessoas, a WFPMA (World Federation of People Management Associations).  Na época, vários países adotaram o Dia Internacional do Profissional de RH. No Brasil, a data ganhou destaque após o reconhecimento desses profissionais por Genézio Lucone, fundador da Associação Paulista de Administração Pessoal, que hoje é a Administração Brasileira de Recursos Humanos — a ABRH.

Essa data que tem como objetivo valorizar e reconhecer a importância desses profissionais para a gestão do capital humano nas empresas, também serve para reforçar a necessidade de valorizar a área.

A data também nos lembra que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado com a forma como o capital humano é gerenciado e como as organizações investem e focam no desenvolvimento e bem-estar dos seus funcionários. Por isso, é de suma importância ter uma área de RH bem estruturada, com profissionais qualificados e com acesso a ferramentas e tecnologia.

A evolução do RH nas empresas

Ao longo dos anos, a área de RH passou por diversas transformações. E uma das mais importantes foi a mudança do foco em atividades operacionais e administrativas (contratação e demissão de funcionários, folha de pagamento, benefícios e treinamentos básicos), para um viés mais estratégico. Assim, e devido à complexidade do ambiente de negócios e a valorização do capital humano, o papel do profissional de RH ganhou ainda mais importância.

Atualmente, a área de RH é reconhecida por ter uma função estratégica e fundamental para o sucesso das organizações. Os profissionais devem atuar com foco na gestão do capital humano, promovendo atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

E alguns dos fatores que levaram a essa transformação foram:

Foco no alinhamento com a estratégia empresarial:

Os líderes e profissionais passaram a entender que os objetivos da área de RH devem estar alinhados com a visão e os objetivos estratégicos da empresa. Isso implica em compreender as necessidades da organização, identificar lacunas de habilidades e talentos, e desenvolver planos e políticas de RH que apoiem diretamente a estratégia global.

Gestão do talento e do desempenho:

O RH começou a desempenhar um papel crucial na identificação, atração e retenção de talentos. Isso inclui a criação de estratégias de recrutamento eficazes, programas de integração, capacitação e desenvolvimento profissional. Além disso, o RH passou a adotar uma abordagem mais proativa na gestão do desempenho dos funcionários, estabelecendo metas claras, fornecendo feedback contínuo e implementando sistemas de valorização e reconhecimento.

Cultura organizacional e engajamento dos funcionários:

Além da atração e retenção, é função dos profissionais de RH promover uma cultura organizacional positiva e engajadora. Para isso é essencial criar um ambiente de trabalho que incentive a colaboração, a inovação e a diversidade, bem como garantir que os valores da empresa sejam incorporados em todos os níveis da organização. Com isso, será mais fácil de incentivar e fazer com que os colaboradores se engajem, sejam produtivos e se sintam mais satisfeitos com o ambiente de trabalho.

Análise de dados e tecnologia:

Graças ao avanço da tecnologia e a disponibilidade de dados, a área de RH pode se beneficiar dos dados e métricas para saber como está o clima, cultura e engajamento dos colaboradores. O uso de sistemas de gestão de RH, análise de dados e ferramentas de automação tem possibilitado a obtenção de informações valiosas sobre o desempenho dos colaboradores, as taxas de turnover, entre outras métricas importantes e essenciais para uma boa gestão de pessoas. Essas informações são muito valiosas e podem orientar na tomada de decisões estratégicas.

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