Passo a passo: veja como preparar uma pesquisa de clima

O clima organizacional é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma empresa. Entre as diversas formas de medir esse indicador, a mais efetiva é a pesquisa de clima. Por meio dela, é possível reunir dados concretos sobre a satisfação dos colaboradores com a empresa e, assim, identificar os principais problemas de gestão da organização.

Se você trabalha com RH, certamente já ouviu falar nesse conceito. Mas será que sabe exatamente como aplicá-lo? Para não deixar dúvidas, explicamos neste artigo tudo o que há de mais importante sobre o assunto. Quer saber mais? Continue conosco!

O que é pesquisa de clima e qual a sua importância?

Pesquisa de clima é um questionário utilizado para coletar dados sobre a percepção dos funcionários a respeito do ambiente corporativo. Trata-se de uma importante ferramenta para detectar o grau de satisfação e motivação do time. As perguntas podem abordar diversos temas, como:

  • relacionamento com os líderes;

  • relacionamento com os pares;

  • qualidade da instalações da empresa;

  • qualidade dos equipamentos de trabalho;

  • remuneração e benefícios;

  • grau de satisfação com o escopo de trabalho;

  • identificação com a cultura da empresa.

A partir desse diagnóstico, é possível identificar problemas e fazer correções de rota, a fim de tornar o clima mais agradável para todos. A grande vantagem desse método é colher informações comprovadas por meio de pesquisa sobre assuntos de interesse dos colaboradores, como políticas de RH, reconhecimento de desempenho e comunicação interna.

Outro benefício é detectar com precisão as mudanças comportamentais na empresa e no quadro de funcionários ao longo do tempo, a fim de avaliar e suprir novas necessidades.

Manter o clima organizacional em alta é extremamente estratégico para qualquer empresa. Afinal, a qualidade do ambiente de trabalho tem grande influência na retenção de talentos, engajamento e produtividade dos profissionais, o que causa diversos impactos nos resultados do negócio.

Como montar uma pesquisa de clima eficiente?

Elaborar um questionário pode parecer uma tarefa simples, mas na verdade requer muito planejamento. Não se trata de listar uma série de perguntas de forma aleatória, mas sim de elaborar questões que realmente gerem benefícios para a empresa e seus funcionários. Veja a seguir o passo a passo para descobrir quais assuntos abordar e não errar na pesquisa de clima.

Faça uma análise prévia do ambiente

Avaliar o ambiente previamente pode ser de grande ajuda para descobrir quais temas tratar no questionário. Para isso, observe o comportamento dos funcionários, analise suas interações e converse pessoalmente com lideranças informais da empresa. Procure pessoas com bom trânsito, que conheçam quase todo mundo e possam fornecer dados importantes.

Isso é essencial para avaliar se há algum problema no ambiente de trabalho que precisa ser solucionado com urgência. Se existirem casos graves, é possível abordá-los com mais intensidade na pesquisa — sem deixar outros assuntos relevantes de lado, é claro.

Defina objetivos

Outra medida importante antes de começar a elaborar as questões é definir os objetivos da pesquisa. Depois da análise prévia do ambiente, essa etapa se torna muito mais fácil, já que os principais problemas já estarão identificados. Ainda assim, é preciso definir uma rota bem desenhada. Pergunte-se: qual é o intuito da pesquisa? O que exatamente ela vai resolver?

Tudo isso possibilita um direcionamento maior, o que tornará a pesquisa mais clara e fácil de executar. Pensar na cultura da organização também é muito útil na definição dos objetivos. Afinal, o clima organizacional ideal nada mais é do que um espelho de valores fortes e verdadeiros.

Elabore um planejamento estratégico

Com os objetivos decididos, é hora de elaborar um planejamento estratégico para a pesquisa de clima. Isso deve ser feito em duas frentes: estrutura e conteúdo. A estrutura envolve fatores como:

  • tipo de questionário;

  • método de avaliação das respostas;

  • tratamento estatístico;

  • instrumentos de avaliação.

Uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa ou mista. As perguntas podem ser elaboradas de várias maneiras: múltipla escolha, verdadeiro ou falso e outros modelos. Tudo isso depende muito das necessidades da empresa e do que ela busca com o questionário. Por essa razão, os objetivos devem estar muito bem definidos nesta etapa do desenvolvimento.

Já o conteúdo diz respeito aos assuntos que serão abordados nas questões. Pode-se falar sobre plano de carreira, incentivos à educação corporativa e senso de pertencimento dos funcionários, entre outros temas. Basta checar a análise prévia do ambiente dar ênfase aos problemas que precisam de mais atenção.

Informe os colaboradores sobre a aplicação da pesquisa

É essencial informar os colaboradores sobre a realização da pesquisa de clima, revelando os objetivos do questionário, como e quando ele ocorrerá. Os funcionários são parte fundamental do processo, por isso é uma questão de respeito deixá-los a par de todos os detalhes da pesquisa de clima.

Além disso, divulgar o projeto e explicar sua importância é uma forma de estimular a participação dos colaboradores. De nada adianta fazer um planejamento excelente se não houver adesão dos funcionários. Sem as respostas deles, todo o esforço será em vão.

Analise os resultados e implemente mudanças

Depois de aplicar a pesquisa de clima, o último passo é reunir as informações obtidas e analisar os resultados. Com as respostas em mãos, elabore um relatório final, listando todos os pontos a melhorar no ambiente de trabalho. Esse documento será a base de uma série de mudanças que deverão ser implementadas para melhorar o clima organizacional.

Outra medida importante é dar feedback da pesquisa aos funcionários. Deixe-os saber quais foram as principais reivindicações do grupo de trabalho e que medidas a empresa tomará para atendê-las. Assim, eles perceberão que realmente têm voz dentro da organização.

Este foi o nosso passo a passo para a elaboração de uma pesquisa de clima! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, ficou mais fácil implementar a prática na sua empresa. Vale frisar que esse questionário não deve ser aplicado uma única vez. O ideal é torná-lo uma atividade periódica, com o intuito de identificar mudanças de opinião e novas necessidades na equipe de trabalho.

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