Quanto tempo sua empresa gasta com processos executados pelo departamento de Recursos Humanos? O RH é um setor vital em qualquer negócio, pois administra um dos ativos de maior valor para as corporações: as pessoas. Mas isso requer a realização de tarefas de gestão e controle que, muitas vezes, são meramente operacionais, como uma série de registros e dados a serem controlados.
Isso quer dizer que é possível aprimorar o desempenho do setor automatizando processos e promovendo maior integração de dados — e esses são os fundamentos do RH digital. Assim como a tecnologia facilitou a rotina das organizações de maneira abrangente, também trouxe soluções mais sofisticadas como sistemas e programas de gestão.
Descubra neste post como um RH digital pode otimizar o seu departamento!
Quais são os principais desafios na gestão do RH?
O RH é a área que faz a mediação entre a administração e os funcionários da empresa. É, portanto, um setor estratégico, pois atua na integração das pessoas e no alinhamento de todos com os objetivos do negócio. Para isso, o RH fica responsável por um amplo grupo de funções. Conheça as principais:
- recrutamento;
- gestão da remuneração;
- controle de ponto;
- promoção da saúde e segurança;
- treinamento, motivação e desenvolvimento de pessoas;
- gestão do clima organizacional.
Cada uma dessas atribuições tem seus próprios desafios a enfrentar, que, em geral, estão relacionados à gestão da informação. Detalhamos essas dificuldades a seguir:
Recrutamento
Recrutar talentos é uma atividade cada vez mais complexa. O primeiro ponto que precisa ser vencido é o tempo. Pense, por exemplo, na reposição de uma vaga. Quando um profissional que já está integrado à empresa pede demissão, deixa sua função em aberto, exigindo do RH agilidade na contratação de quem vai substituí-lo. Mas você imagina o quanto isso pode ser impactante para a empresa?
Para se ter uma ideia, a estimativa é a de que um novo funcionário leve entre 6 e 8 meses para gerar retorno para a empresa. Isso porque leva meses até que contratado esteja alinhado à cultura organizacional. Além disso, é preciso considerar o tempo médio do processo de recrutamento.
Gestão da remuneração
Gerenciar a remuneração é fundamental para a gestão da folha de pagamento e para a garantia da retenção de talentos, reduzindo, assim, a rotatividade. Só que a gestão da remuneração depende muito da análise de dados. É necessário ter acesso às informações e alinhá-las à política de remuneração da empresa para engajar e reter colaboradores.
Controle de ponto
O controle de ponto precisa ser feito de maneira transparente. Essa é uma função diretamente ligada à conformidade legal, decorrente da apuração de horas extras. Novamente, o desafio está em gerar e obter agilmente as informações necessárias e, principalmente, em disponibilizá-las de forma simples e rápida para os colaboradores.
Promoção da saúde e segurança
É atribuição do RH acompanhar processos relacionados à saúde e segurança, área que contempla desde a organização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) até o controle sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Vale destacar, ainda, o controle quanto à necessidade de realização de exames periódicos e à conformidade das normas regulamentadoras.
O grande desafio está em acompanhar prazos e manter um banco de dados com informações sobre cada um dos colaboradores.
Treinamento, motivação e desenvolvimento de pessoas
Treinar, motivar e desenvolver é um tripé virtuoso para a organização e uma função assumida pelo RH. Para cumprir com essa atribuição, o departamento tem que vencer algumas dificuldades, como identificar as necessidades de formação dos colaboradores de acordo com os objetivos da empresa.
Isso é possível a partir do planejamento pessoal, um processo que consiste na elaboração de quadros funcionais, com detalhamento das habilidades e competências necessárias para cada cargo, além da definição de critérios para promoção e utilização de relatórios analíticos.
Gestão do clima organizacional
Nenhuma das funções atribuídas ao RH será bem-sucedida se não houver satisfação entre os colaboradores. É esse aspecto que justifica a importância das pesquisas de clima organizacional. O problema é que, para realizar essa apuração, é preciso elaborar métodos e critérios de pesquisa. Além disso, a aplicação de questionários deve ser facilitada para engajar os colabores. O objetivo central é identificar pontos que precisam de melhorias. Para isso, gerar relatórios analíticos é fundamental.
O que é RH digital e como ele pode melhorar a gestão?
Como foi possível observar, os desafios enfrentados pelo departamento não são poucos. Negligenciar essas necessidades é limitar o poder de entrega do RH, que deve não só cumprir com obrigações legais, mas, principalmente, gerar resultados estratégicos para o negócio.
É para suprir essa necessidade que surgiu o conceito de RH digital. Na prática, trata-se da adoção de soluções tecnológicas que tornam o departamento mais eficiente e estratégico. Não há como negar que a tecnologia tem favorecido processos de gestão de recursos humanos e departamento pessoal.
Até mesmo na esfera pública, sistemas são desenvolvidos para tornar a geração e o envio de dados mais simples, otimizando, assim, o tempo gasto com obrigações acessórias. É o caso do eSocial.
A iniciativa privada também já identificou que investir em sistemas e plataformas de gestão traz resultados imediatos. Veja as vantagens de se investir na implementação do RH digital:
- geração de dados estratégicos para a tomada de decisões;
- aumento da eficiência em todos os processos;
- otimização do tempo;
- redução de custos;
- facilidade em controlar processos e resultados.
Quais são as principais soluções integradas para o RH?
Para transformar o seu departamento em um RH digital, as soluções integradas, que conseguem vincular dados gerados por funções diversas, são as mais interessantes. Destacamos 3 delas:
Enterprise Resource Planning (ERP)
O ERP, ou Sistema de Gestão Empresarial, é um software que facilita a execução de tarefas diárias em diversos setores da organização, desde departamentos financeiros à administração de pessoal.
Ter esse programa como auxiliar na implantação do RH digital é imprescindível para garantir que todas as informações necessárias cheguem ao departamento. Assim, o ERP torna-se um dos principais aliados na tomada de decisões estratégicas.
Business Process Management (BPM)
O Gerenciamento de Processos de Negócio, ou simplesmente BPM, atua na automatização de tarefas. Isso gera os seguintes benefícios para o RH digital:
- desburocratização dos processos;
- redução de custos;
- atendimento ao compliance;
- mensuração de resultados;
- gestão inteligente de tarefas;
- aumento da produtividade;
- maior controle administrativo.
Rede social corporativa
Uma das inovações mais interessantes para o RH digital é a rede social corporativa. Como citamos, integrar pessoas é uma das funções mais importantes desse departamento — e é justamente nessa esfera que a rede social corporativa atua.
Trata-se de uma plataforma de conexão entre pessoas que garante vantagens como:
- disseminação de informações;
- engajamento de pessoas;
- centralização de informações e arquivos em um único ambiente;
- aprimoramento da comunicação corporativa;
- propagação da cultura e valores da empresa;
- integração de equipes.
Das rotinas diárias à análise de dados, o RH digital consegue entregar aos responsáveis pela gestão de pessoas os mecanismos para vencer os principais desafios do setor. Assim, o foco fica direcionado para as estratégias de negócio. Estas, sim, trazem os resultados compatíveis com os objetivos empresariais.
Se você se interessou pela solução integrada e quer ver o RH digital em funcionamento na sua empresa, entre em contato conosco.
Deixe um comentário