Saiba como o RH 4.0 funciona e como utilizá-lo na prática!

O RH 4.0 é a última expressão em termos de práticas recomendadas ao setor de recursos humanos. Na mesma linha da Indústria 4.0, representa o avanço das tecnologias digitais aplicadas à gestão de pessoas.

Saiba mais: https://www.senior.com.br/blog/gestao-de-pessoas-nas-organizacoes-e-o-futuro-do-rh

Isso significa uma série de mudanças em técnicas, métodos e no planejamento de processos de recrutamento e seleção. Basicamente, nessa nova configuração, é a inteligência de negócios que prevalece, o que equivale a tomar decisões com base em dados.

Prossiga na leitura, conheça a nova cara do setor de RH e veja como aplicar seus conceitos e práticas na sua empresa.

Como o RH 4.0 surgiu?

A internet conecta hoje as pessoas em uma escala nunca antes vista. De acordo com estudo da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da ONU, estima-se que, hoje, 3,9 bilhões de pessoas estejam online. Isso gera um volume de informação colossal, medido em cerca de 3,8 milhões de buscas no Google por minuto.

Os profissionais de Recursos Humanos não poderiam ficar alheios a um movimento dessa magnitude. Portanto, é no RH 4.0 que surgem as respostas aos desafios provocados pela hiperconectividade em escala global.

Por que é importante aplicá-lo na empresa?

O salto de qualidade trazido pela Indústria 4.0 — na qual se insere o RH 4.0 — é o uso sistemático de recursos como Big Data e Business Intelligence (BI) nas rotinas em Recursos Humanos.

Dessa forma, setores que não façam uso de instrumentos e processos conforme esses conceitos tendem a perder competitividade. Isso porque, hoje, o processo decisório nas empresas de ponta e suas políticas de contratação se baseiam principalmente na análise de dados e na modelagem estatística.

Logo, quem abrir mão dessas ferramentas ficará para trás, até porque, em tempos de RH 4.0, as mudanças são rápidas e provocam impactos de larga escala.

Como funciona esse novo tipo de RH?

Um setor de pessoas nos moldes 4.0 é fundamentalmente orientado por dados. Nele, sai a figura do gestor paternalista e que decide com base em fatores subjetivos para dar lugar ao profissional data-driven.

Isso não significa, contudo, que a subjetividade humana tenha sido abandonada — ela ainda é um fator relevante na análise de desempenho, por exemplo. O que acontece agora é que o RH tomou consciência de seu papel estratégico nas organizações. Nesse contexto, não há espaço para decisões que não sejam amparadas por uma sólida base de dados.

Como aplicar tecnologia nos processos rotineiros?

aplicação da tecnologia, nos setores de RH, deve ser feita a partir da implementação de um Enterprise Resource Planning (ERP). Trata-se do sistema que integrará setores e, como tal, permitirá a gestão de recursos humanos baseada em dados e relatórios estruturados.

Como o RH 4.0 pode otimizar atividades?

Veja, por exemplo, a questão da folha de pagamento. Profissionais de RH lidam o tempo todo com a gestão desse elemento fundamental, mas nem sempre contam com suporte adequado para avaliá-lo com clareza. Hoje, a aplicação da tecnologia e de BI permite tratá-lo pelo viés estratégico, não apenas se limitando aos aspectos operacionais.

Ou seja, o gestor em Recursos Humanos, hoje, é capaz de apontar soluções com muito mais agilidade, inteligência e precisão. O que antes era praticamente monopólio da contabilidade, no RH 4.0 passa a ser gerenciável também pelo departamento pessoal. Sem dúvida um avanço e tanto e a melhor parte disso é que ele está ao alcance da sua empresa.

Para isso, faça contato com a Ágere TI. Queremos apoiar a gestão do seu RH e ajudar você a melhorar em todos os sentidos.


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *