Veja como fazer o pagamento de tributos corretamente e ficar sempre em dia

Não é novidade que o Brasil é conhecido pela sua elevada carga tributária. Nesse sentido, torna-se um desafio dentro das empresas estar a par de todos os pormenores da legislação. Para dar conta de todos os procedimentos de modo a evitar problemas com os órgãos fiscalizadores do governo, ter a colaboração de contadores faz toda a diferença.

Neste post, você entenderá melhor sobre a importância do pagamento de tributos. Além disso, falaremos da dificuldade de gerir um volume tão grande das informações de uma empresa. Também daremos dicas importantes de como aliar profissionais de contabilidade e tecnologia na gestão eficiente do seu negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Continue no nosso blog e acompanhe a leitura!

Pagamento de tributos em dias: Por que é importante?

Mesmo diante da complexidade do sistema tributário brasileiro, negligenciar o repasse dos impostos é algo totalmente impensável. É válido enfatizar que, com o passar do tempo, as práticas de sonegação fiscal tendem a ser identificadas com maior frequência. Isso se dá porque a Receita Federal investe na modernização dos seus procedimentos. O pagamento de tributos em dia evita a aplicação de multas e juros. Assim, o planejamento financeiro do seu negócio não será tão afetado no médio e no longo prazo.

Agora que você sabe a importância de estar em dias com o recolhimento de impostos, confira, nos tópicos a seguir, algumas dicas que ajudarão bastante a sua empresa. Acompanhe!

Faça um planejamento fiscal

Planejar faz com que você organize melhor a gestão do seu negócio. Além disso, o planejamento precisa ser o mais claro possível, com objetivos e atribuições bem definidos. Em outras palavras, cada colaborador deve estar ciente daquilo que tem de ser feito, para que os resultados esperados sejam alcançados.

Revise o sistema tributário

Dependendo do tipo de regime tributário da sua empresa, é possível pagar mais ou menos impostos. Sempre é importante consultar o seu contador para saber qual dos sistemas é o mais vantajoso. É válido enfatizar que isso varia em função das margens de lucro em uma companhia.

Conte com um calendário fiscal

Por meio deste, é possível mitigar o risco de pagar os impostos com atraso. A própria Receita Federal conta com um calendário; nele, estão todas as datas em que devem ser recolhidas as contribuições. A prestação de contas em dia evita que o negócio sofra penalidades e multas severas.

Otimize a gestão de documentos

A execução manual de tarefas pode implicar em erros. Ter de lidar com muitos papéis dificulta bastante a organização de documentos. Com o intuito de resolver esse problema, existem sistemas de software para a gestão de documentos fiscais — um investimento que, sem dúvida, vale muito a pena fazer.

Invista na automatização de processo

Além dos softwares citados no tópico anterior, é importante lançar mão de sistemas automatizados de gestão fiscal. Na prática, essas ferramentas são responsáveis pela eliminação de trabalhos duplicados, o que ajuda na diminuição dos erros. São responsáveis, dentre outras coisas, pelo cálculo de tributos, emissão de notas fiscais e centralização de todas as informações do setor.

Como foi visto, é totalmente possível, com auxílio de contadores e de softwares, gerir o departamento fiscal e proceder corretamente quanto ao pagamento de tributos. Convém ressaltar que os profissionais de contabilidade dispõem do conhecimento técnico sobre as questões tributárias, assim como o regime de tributação adotado pela sua empresa. Por fim, os sistemas automatizados de gestão ficam responsáveis pelos cálculos, armazenamento de informações e outras funções que antes eram feitas manualmente.

O que achou deste conteúdo do nosso blog? Queremos saber sua opinião. Basta escrever logo abaixo, na área de comentários!

 


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *