Toda empresa sujeita às normas de segurança do trabalho precisa conhecer o que é SIPAT e de que forma organizá-la. A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho é de realização obrigatória, conforme a Norma Regulamentadora 5 (NR 5), no seu item 5.16, alíneas “o” e “p”.
Contudo, por mais que seja uma obrigação, nada impede que ela também seja uma oportunidade de engajar seus colaboradores e, ao mesmo tempo, aumentar a motivação. Assim sendo, saber como funciona e que benefícios sua empresa poderá tirar da SIPAT fará toda a diferença, refletindo diretamente nos seus resultados como um todo. Continue lendo para saber mais!
As vantagens e impactos da SIPAT
Um dos maiores desafios que empresas de todos os segmentos enfrentam é manter seus colaboradores comprometidos com os bons resultados. Isso envolve trabalho árduo em equipe, afinal, sem o feedback das pessoas, não se pode avançar no sentido de obter mais empenho.
Nas organizações em que o trabalhador está exposto ao risco laboral, os obstáculos podem ser ainda maiores, em função do perigo sempre presente. Nesse aspecto, não basta entender o que é SIPAT, mas, antes de tudo, inseri-la como uma atividade que desperte o interesse para questões fundamentais relativas à segurança no trabalho.
Por outro lado, esse despertar dos trabalhadores para questões muito sérias não exclui a possibilidade de fazer com que a semana de prevenção seja divertida e informativa. Um bom exemplo disso foi o evento realizado pela prefeitura de uma cidade do interior paulista. Entre as ações de conscientização, foram realizadas palestras motivacionais e até uma apresentação teatral. Tudo conforme as normas determinam e, o melhor, inserindo atividades lúdicas e estimulantes.
Como organizar um evento memorável
O planejamento e organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho podem ser confiados a profissionais de RH ou técnicos de segurança do trabalho. Também é responsabilidade da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. A comissão, por sua vez, segue as orientações contidas na PPRA, a Política de Prevenção de Risco Ambiental, conforme as determinações da NR 9.
Em função do seu caráter educativo e motivacional, a lei não impõe um cronograma de eventos, tampouco o conteúdo a ser divulgado. Assim, o caminho fica livre para que os organizadores usem também a criatividade, incluindo atividades que de fato despertem a atenção.
Sendo assim, você poderá seguir um roteiro para garantir o sucesso da sua SIPAT, de acordo com os passos a seguir.
Definição da equipe responsável
Em parceria com a CIPA e o seu setor de Recursos Humanos, defina com antecedência de pelo menos 6 meses quem serão as pessoas responsáveis pelo evento. Cada um deverá ter funções atribuídas conforme as aptidões individuais ou, pelo menos, ser voluntário.
Definição de datas
Perceba que a SIPAT exige uma série de pré-eventos até que finalmente se torne realidade. Portanto, a CIPA e as pessoas envolvidas na organização deverão definir também, um calendário com reuniões prévias. Nelas, serão definidas todas as demandas a serem atendidas, servindo também como oportunidade para um brainstorm em equipe.
Nomeação de um coordenador ou coordenadora
Para facilitar a resolução de contratempos e imprevistos, é muito importante que a SIPAT em sua empresa seja liderada uma pessoa com autonomia e capacidade de organização. Prefira um nome experiente e que seja uma voz de consenso entre os seus colaboradores.
Divisão das tarefas
Quem será o responsável por contatar e receber os palestrantes? Quem fica com a responsabilidade de comprar ou alugar os materiais necessários? Estas e outras tarefas devem ser delegadas com a maior antecedência possível, e seu cumprimento deverá ser fiscalizado pela organização do evento.
Divulgação do evento
Uma SIPAT não existe sem a participação dos seus principais beneficiários, os trabalhadores. Dessa forma, use seus canais de comunicação interna para informá-los sobre datas, eventos, palestras e atividades previstas. Nesta etapa, vale usar cartazes, avisos em murais e, principalmente, os meios digitais. Whatsapp, redes sociais e até SMS ampliam o alcance de suas mensagens, utilize-os intensivamente.
As atividades possíveis em uma SIPAT
Diante do leque de possibilidades que se abre por ocasião da SIPAT, os profissionais envolvidos na sua organização precisarão também de uma boa dose de imaginação. O exemplo da prefeitura que destacamos é só um entre tantos que podem inspirar sua empresa a realizar um evento que de fato chame a atenção. Você poderá incluir:
-
palestras;
-
gincanas;
-
atividades motivacionais;
-
sorteios;
-
concursos;
-
promoções;
-
peças teatrais.
De qualquer forma, é sempre bem-vinda uma pesquisa de opinião junto aos seus funcionários, para saber o que realmente agrada. Lembre-se de que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, por mais que seja uma obrigação, é também um evento de confraternização.
A importância do evento
Os últimos dados oficiais sobre acidentes de trabalho, no Brasil, dão conta de que, embora em queda, os números ainda são preocupantes. É o que revela o Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS), em seu capítulo sobre acidentes de trabalho. Só em 2017, mais de meio milhão de trabalhadores com carteira assinada sofreram acidentes. Tais números nos colocam no quarto lugar, no ranking mundial de países que mais registram acidentes laborais, com um acidente a cada 48 segundos.
Considerando as estatísticas alarmantes, é imprescindível que cada empresa tome a iniciativa de estimular, em seus funcionários, a cultura da prevenção. Trabalhador acidentado representa não apenas prejuízo material, como transmite uma mensagem negativa para o público interno e externo. Afinal, se há acidentes é porque a vida e segurança das pessoas não está sendo valorizada como deveria, certo?
Por todos os motivos destacados, é possível compreender o que é SIPAT e de que forma ela é a chance para que todos assumam sua parcela de responsabilidade pela segurança. Quando cada um faz a sua parte, o resultado é sempre o melhor. Invista em bem-estar, e acima de tudo, na antecipação, afinal, prevenir é melhor do que remediar.
E na sua empresa, todos se engajam na SIPAT ou você sente que falta algo? Deixe um comentário e ajude a enriquecer o debate sobre este tema tão importante!
Deixe um comentário