Os desafios que a gestão de RH enfrenta, como a incorporação de novas tecnologias e retenção de talentos impõe a necessidade de melhorar processos por todos os lados. Por sua vez, um processo começa com um input, resultando assim em um output. Entre um e outro, temos o processo em si, ou seja, as ações que levam um pedido, ordem ou solicitação a gerar um produto ou serviço.
Logo, para aprimorar processos no contexto de RH, é preciso visualizá-los dentro de um esquema no qual eles estão sujeitos a muitas influências. É disso que trataremos neste artigo, feito para você que quer implementar uma abordagem mais técnica em seu setor de Recursos Humanos. Acompanhe!
Estabeleça metas
Já que todo processo tem início, meio e fim, nada mais lógico do que vincular sua melhoria às metas que seu setor de RH tenha estipuladas. Para que fique ainda mais claro, vamos a um exemplo mais prático para uma empresa que deseja reduzir o turnover em 5% dentro de seis meses. Nesse caso, a meta é resultado de uma avaliação do estágio atual do RH, o As Is, ou seja, o “Como é”.
- a empresa não conta com políticas e ações no sentido de reter talentos;
- os salários estão abaixo da média do mercado;
- o clima organizacional não é avaliado;
- não há gestão de benefícios tampouco pesquisas de satisfação.
A partir disso, você poderá desenhar um mapa de processos, por meio do qual será possível identificar onde estão as falhas e o que fazer para corrigi-las.
Conheça novas ferramentas
Saber como se encontra o setor de RH permite que as metas sejam estipuladas conforme a situação atual. Feito isso, é hora de mapear os processos pelos quais sua empresa tem pautado suas rotinas. Para isso, são necessárias ferramentas adequadas para montar o chamado Mapa de Processos.
Elas se baseiam em Business Process Model and Notation (BPMN), que consiste em diagramar um processo, sabendo assim onde ele começa e onde é finalizado. Algumas das ferramentas mais utilizadas no mercado são:
- ARIS Express;
- HEFLO! Documentação;
- Bonita BPM;
- BPMN.io;
- Draw.io.
Adote programas de integração
Um ponto em comum entre as empresas que precisam melhorar processos é a falta de integração entre setores e profissionais. É um panorama típico de negócios em que setores como estoque, compras, vendas e marketing, por exemplo, não contam com soluções para se orientar nas tarefas interdependentes. Nesse sentido, é preciso “atacar” o problema por meio de duas frentes, que conheceremos brevemente nos próximos tópicos.
Implemente canais de comunicação interna
A falta de coordenação entre setores gera reflexos no RH, que tem a sua vida dificultada em função da “Torre de Babel” que se forma na empresa. Portanto, um programa de integração é fundamental. Isso deve ser feito na esfera comportamental, por meio de ações sociais, materializadas, por exemplo, em:
- investimentos na comunicação interna (murais, newsletter etc.);
- eventos corporativos;
- pesquisa de clima;
- atividades lúdicas.
Use a tecnologia
Os processos também são melhores identificadas e geridos quando a empresa conta com sistemas do tipo Enterprise Resource Planning (ERP). Trata-se de um recurso fundamental porque amplia a visão sobre os desafios a serem enfrentados pelo RH.
Ou seja, a tecnologia permite enxergar aquilo que a limitada capacidade das pessoas envolvidas nos problemas não deixa compreender. Sendo assim, o que parecia caótico e muito difícil de organizar passa a ser visto por novas perspectivas, já que o uso dos softwares de RH gera insights valiosos.
Acreditamos que, assim, sua empresa poderá melhorar processos e, dessa forma, reduzir o desperdício, otimizar o uso do tempo e turbinar sua performance. Coloque em prática as dicas que você aprendeu aqui e certamente seus resultados serão superiores!
Gostou do nosso artigo? Então, aproveite para ler mais um conteúdo excelente sobre a importância da gestão de RH nas pequenas empresas!
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