Entenda a importância da gestão de recursos humanos e seus impactos

Em sua empresa, é reconhecida a importância da gestão de recursos humanos ou você percebe que há muito o que melhorar? Gerir com eficácia significa, em primeiro lugar, se cercar de conhecimento. Quanto mais se aprende sobre um assunto, mais claro fica o posicionamento em relação a ele, e como os temas de RH não é diferente.

Em outras palavras, valorizar o profissional e o setor de Recursos Humanos é o ponto de partida para que a empresa dê o respaldo necessário para ações práticas. Desta forma, serão percebidos impactos positivos em todos os setores.

Esses impactos serão expostos a partir de agora, por isso, continue lendo para fazer do seu setor de RH um verdadeiro pilar de desenvolvimento dentro de sua empresa!

Produtividade no ambiente de trabalho

As estatísticas dizem que, em quantidade de horas trabalhadas, o brasileiro não deve nada aos habitantes dos países mais desenvolvidos do mundo. Trabalhamos anualmente, segundo estudos do Federal Reserve e da OCDE, mais horas do que os canadenses, por exemplo. De acordo com as últimas pesquisas, enquanto no Brasil a média é de 1711 horas trabalhadas ao ano, no Canadá esse número é de 1703.

Sendo assim, por que temos a percepção de que ainda não trabalhamos o suficiente? Talvez uma resposta esteja na ainda incipiente valorização e do entendimento, nas empresas, da importância da gestão de recursos humanos.

Um setor de RH que atua em sinergia com as lideranças de uma empresa é decisivo para que a produtividade alcance os níveis desejados. Tudo começa nos processos de seleção e recrutamento, passando pelo treinamento — abordado mais à frente — até a gestão dos relacionamentos entre as pessoas.

Contratação dos melhores profissionais

A contratação dos profissionais certos é um dos fatores que mais evidenciam o papel do RH em uma organização. Quando os talentos são atraídos e contratados, sua missão estará, em parte, cumprida.

Contudo, um processo seletivo bem sucedido começa bem antes de anunciar uma vaga. Isso porque, antes da triagem dos primeiros currículos, é necessário que a empresa elabore um minucioso planejamento. Nele, deverão ser esclarecidos os objetivos em jogo, que, no caso de uma contratação, significa responder: que tipo de profissional nós precisamos?

Perceba que é diferente de perguntar “qual o profissional desejado?”. Isso porque um bom currículo nem sempre é garantia de que aquela pessoa é de fato o que a sua empresa precisa. Sendo assim, é do alinhamento entre a alta direção e as lideranças do setor de Recursos Humanos que depende a definição do perfil certo.   

Motivação de indivíduos e equipes

O ambiente de trabalho é um dos fatores mais decisivos para que a performance dos colaboradores esteja de acordo com as metas traçadas. Nesse sentido, as empresas brasileiras têm muito o que melhorar. Segundo uma pesquisa do International Stress Management Association (ISMA), 72% das pessoas declararam estar frequentemente estressadas com seus trabalhos.

Estresse tem tudo a ver com a desarticulação entre as políticas da empresa e do seu setor de Recursos Humanos. É como se cada um estivesse remando para um lado, e, quando isso acontece, o resultado não pode ser outro que não sejam empregados insatisfeitos e desmotivados.

Portanto, cabe ao RH atuar diretamente no estímulo a um clima organizacional em que as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas. Além disso, faz parte das boas ações motivacionais investir em infraestrutura adequada às expectativas das pessoas.

Veja, por exemplo, o que fazem as empresas que apostam na criatividade e até uma certa dose de irreverência para manter sempre em alta a motivação de seus colaboradores. Vale liberar o empregado do expediente depois de bater as metas do mês e até transformar o escritório em uma sala para sessões de yoga e relaxamento.

Treinamento e desenvolvimento

A importância da gestão de Recursos Humanos é ainda maior, se considerarmos que a capacidade de inovar é um fator decisivo. Em tempos de Transformação Digital e conceitos como Inovação Disruptiva, aumenta a necessidade de atualização para os profissionais.

Isso porque, hoje, o concorrente pode ser aquela empresa que funciona em um apartamento residencial, sem estrutura, mas com uma nova concepção de negócios. Lembre-se: foi assim que empresas como Airbnb, Uber, Booking e tantas outras cresceram e prosperaram. Sendo assim, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas é mais uma função que cabe ao profissional de RH e que reforça sua importância estratégica.

Os impactos de uma boa gestão de RH

Casos de sucesso não faltam para ilustrar os impactos altamente positivos que a gestão de RH bem conduzida é capaz de gerar. Entre as grandes multinacionais, talvez um bom exemplo de empresa que não mede esforços na parte de Recursos Humanos é o Google.

Em sua sede na Califórnia, todo colaborador pode relaxar o quanto precisar em espaços recreativos com café, sofás onde se pode tirar um cochilo e até quadra de vôlei de praia. Parece um exemplo extremo? Nem tanto, se considerarmos também uma outra referência, o ranking Great Place to Work, da consultoria Robert Half. Nele, são elencadas empresas de todos os níveis, de microempresas com pouco mais de 5 funcionários até as mais poderosas corporações transnacionais.

São exemplos que mostram os impactos, porque não dizer assim, revolucionários que uma boa gestão do setor de RH pode causar. E, como vimos no ranking GPTW, é possível até mesmo para um negócio com pouca infraestrutura se destacar em seu segmento.

A propósito, fazer parte de um ranking não seria suficiente, se essas empresas não evidenciassem na prática que fazem por merecer tanto destaque. Por isso, uma rápida verificada nos mostra que, em comum, elas apresentam alta produtividade e contam com profissionais capacitados em seus quadros.

Isso porque, como se sabe, sucesso só vem antes do trabalho no dicionário, certo? Portanto, a valorização do seu setor de RH depende diretamente da sua capacidade de pensar suas ações estrategicamente e, em seguida, transformá-las em ações práticas.

Entender a importância da gestão de Recursos Humanos será, portanto, a consequência da aplicação de conceitos e ideias como as que você acabou de conhecer neste artigo. Esperamos que sejam úteis e que ajudem em seu crescimento!

Aprendeu bastante com nosso conteúdo? Deseja aprender mais? Então, saiba agora o que é People Analytics e seu papel no contexto empresarial!


Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *